MÉTODO SABIDO: ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TELENOVELAS COM BENEFÍCIOS SOCIAIS COMPROVADOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Américo

Resumo

O objetivo deste texto é descrever e analisar o “Método Sabido”, desenvolvido pelo pesquisador mexicano Miguel Sabido e que propõe as bases teóricas e conceituais de uma metodologia para a produção comercial de telenovelas com propósitos educacionais e comprovados benefícios sociais, que nortearam a concepção e desenvolvimento do campo de estudos do Entretenimento-Educação (E-E). A partir de pesquisa bibliográfica são descritas e discutidas a origem histórica e a evolução do “Método Sabido”, assim como do conceito e estudos sobre E-E, que se mostram, ainda hoje, como efetivas ferramentas para a mudança de comportamento da audiência com objetivos sociais e/ou educativos e no auxílio do desenvolvimento de políticas públicas como planejamento familiar, alfabetização de jovens e adultos, empoderamento feminino e temas ligados à saúde, como AIDS, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), obesidade, notadamente em países pobres e subdesenvolvidos. Este texto conclui que os estudos sobre o tema estão em expansão e encontram oportunidades a partir dos novos formatos digitais e transmídia, mas que existem desafios, a partir dos quais são propostas questões fundamentais para pensar o futuro das investigações e produtos baseados no E-E.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AMÉRICO, M. MÉTODO SABIDO: ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TELENOVELAS COM BENEFÍCIOS SOCIAIS COMPROVADOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 479–495, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8188196. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1755. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AMÉRICO, M.; YONEZAWA, W. M. “TV digital, t-learning e edutretenimento”. In: CALDEIRA, A. M. A. (org.). Ensino de ciências e matemática: temas sobre a formação de conceitos. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BANDURA, A. “Modificação de comportamento através de procedimentos de modelação”. In: KRASNER, L.; ULLMANN, L. P. Pesquisas sobre modificação de comportamento. São Paulo: Editora Herder, 1972.

BANDURA, A.; ROSS, D.; ROSS, S. A. “Transmission Of Aggression Through Imitation Of Aggressive Models”. Journal of Abnormal and Social Psychology, vol. 63, 1961.

BENTLEY, E. The life of the drama. London: Hal Leonard Corporation, 1967.

BERNS, R. M. O Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

BOUMAN, M. “A strange kind of marriage: The challenging journey of entertainment-education collaboration”. In: FRANK, L. B.; FALZONE, P. (eds.). Entertainment-Education Behind the Scenes. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.

CABRAL, C. P.; RANGEL, T. L. V. “Autonomia sobre o corpo feminino?: o (ir)reconhecimento do direito à laqueadura como direito reprodutivo no ordenamento brasileiro”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 25, 2022.

DIDDI, P. et al. Efficacy of radio entertainment education in promoting health behavior: A meta-analysis. Journal of Radio and Audio Media, vol. 30, 2021.

FETTER, S. A. “Formação continuada de docentes na perspectiva da identidade sexual e de gênero na educação básica”. In: SENHORAS E. M.; ARAÚJO P. C. S. (orgs.). Educação básica: Agendas na América Latina. Boa Vista: Iole, 2023.

FIDALGO, A. “A semiótica e os modelos de comunicação”. Portal Eletrônico UBI [1999]. Disponível em: . Acesso em: 12/07/2023.

LOVE, G. D. An Entertainment-Education Video as a Tool to Influence Mammography Compliance Behavior in Latinas. California: University of California, 2004.

LUTKENHAUS, R. O.; JANSZ, J.; BOUMAN, M. P. A. “Toward spreadable entertainment-education: leveraging social influence in online networks”. Health Promotion International, vol. 35, n. 5, 2020.

MACIEL, L. C. “Mitos de Hollywood - Como a teoria do inconsciente coletivo de C. G. Jung aprimorou a psicologia hollywoodiana”. Revista Bravo! [2001]. Disponível em: . Acesso em: 15/07/2023.

MACLEAN, P. A Triune Concept of the Brain and Behavior. Toronto: University of Toronto Press, 1973.

NARIMAN, H. N. Soap Operas for Social Change: Towards a methodology for entertainment-education television. Westport: Praeger. 1993.

OROZCO-OLVERA, V.; SHEN, F.; CLUVER, L. “The effectiveness of using entertainment education narratives to promote safer sexual behaviors of youth: A meta-analysis, 1985-2017”. PLoS One, vol. 14, n. 2, 2019.

RILEY, A. H.; SOOD, S.; SANI, M. “Narrative persuasion and social norms in entertainment-education: Results from a radio drama in Mozambique”. Health Communication, vol. 35, n. 8, 2020.

ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. “Tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

RYERSON, W. N. “The Effectiveness of Entertainment Mass Media in Changing Behavior”. Population Media Center [2008]. Disponível em: . Acesso em: 26/07/2023.

SABIDO, M. “Soap Operas for Social Change to Prevent HIV/AIDS: A Training Guide for Jounalists and Media Personnel”. Population Media Center [2005]. Disponível em: . Acesso em: 26/07/2023.

SABIDO, M.; BARKER, K. “Telenovelas a favor del cambio social para la prevención del VIH/SIDA: Guía de capacitación en el Método Sabido para periodistas y comunicadores”. Population Media Center [2005]. Disponível em: . Acesso em: 26/07/2023.

SAUCIER, C. J. et al. “The effect of an entertainment-education intervention on reproductive health of young women of color”. Health Communication, vol. 37, n. 9, 2022.

SHANNON, C. E. “A Mathematical Theory of Communication”. The Bell System Technical Journal, vol. 27, 1948.

SIMPLEMENTE NOVELAS. “Producción peruana "Simplemente María" entre las 10 telenovelas más influyentes de Latinoamérica”. Simplemente Novelas [2008]. Disponível em: . Acesso em: 02/07/2023.

SINGHAL A. et al. “Reconstructing the Story of ‘Simplemente Marìa’, The Most Popular Telenovela in Latin America of All Time”. Gazette, vol. 54, n. 1, 1994.

SINGHAL, A.; ROGERS, E. M. “A Theoretical Agenda For Entertainment-Education”. Communication Theory, vol. 12, n. 2, 2002.

SINGHAL, A.; ROGERS, E. M. Entertainment-Education: A Communication Strategy for Social Change. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)