LETRAMENTO DIGITAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A rápida proliferação da desinformação sobre temas importantes tem atingido diversos segmentos da sociedade e por isso é motivo de grande preocupação para as autoridades brasileiras, com igual proporção às organizações civis severamente afetadas ao redor do mundo. O presente estudo adota como recorte teórico-conceitual a interseção entre o letramento digital e as práticas de enfrentamento à desinformação, com ênfase no combate às fake news em ambientes digitais. O objetivo é avaliar a eficácia do letramento digital aplicados no combate às fake news no Brasil. Parte-se da concepção de letramento digital enquanto conjunto de habilidades necessárias para acessar, compreender, avaliar e produzir informações em múltiplas plataformas digitais. Nesse contexto, é uma competência fundamental para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, sendo considerado um instrumento estratégico para o desenvolvimento do pensamento crítico, da alfabetização midiática e da capacidade de verificar informações. O conceito de fake news é abordado da perspectiva de conteúdos produzidos intencionalmente para enganar, manipular ou causar prejuízos individuais ou coletivos, destacando-se a relevância da educação midiática no enfrentamento desses fenômenos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com abordagem descritiva, cuja estratégia metodológica fundamenta-se na análise de indicadores e métricas cienciométricas para avaliar o avanço da produção científica sobre letramento digital e fake news. A coleta dos dados foi realizada nas principais bases de dados acadêmicos incluindo os descritores "digital literacy" AND "fake news", aplicados ao campo de título, resumo e palavras-chave, com recorte temporal entre 2016 e 2024, partindo de um método analítico histórico-dedutivo para delimitar e selecionar a amostra relevante de acordo com o objetivo da pesquisa. Os resultados foram apresentados utilizando a plataforma wordclouds.com na produção de listas e tabelas das palavras mais citadas, gerando gráficos e diagramas também representados em formato de nuvem de palavras. Foram relacionadas as principais propostas de letramento digital aplicadas na solução do problema da desinformação no Brasil, por meio de uma análise hermenêutica. Os resultados evidenciam a importância do letramento digital no combate às fake news. Conclui-se, portanto, que o fluente uso pensamento crítico associado ao letramento digital da população é essencial para a construção de uma sociedade mais informada e resiliente às fake news.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, R. S.; SILVA, E. C. S.; LUCCA, D. M. “Competência em informação como ferramenta crítica para o combate a desinformação na era da pós-verdade”. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, vol. 37, n. 2, 2024.
ANDREATTA, E. P. “Fake news em tempos de pandemia: a urgência de novos multiletramentos na cultura digital”. Calidoscópio, vol. 19, n. 1, 2021.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. “Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis”. Journal of Informetrics, vol. 11, n. 4, 2017.
BARCELOS, T. D. N. et al. “Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil”. Revista Panamericana de Salud Pública, vol. 45, 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 2011.
BAWDEN, D. Origins and concepts of digital literacy. New York: Peter Lang, 2008.
BORGES, J.; SILVA, H. P. “Informação e Mudança: estudo da efetividade dos programas de inclusão digital em Salvador-Bahia”. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2005.
BORKERT, M.; FISHER, K. E.; YAFI, E. “The best, the worst, and the hardest to find: How people, mobiles, and social media connect migrants in (to) Europe”. Social Media+ Society, vol. 4, n. 1, 2018.
BRASHIER, N. M.; SCHACTER, D. L. “Aging in an era of fake news”. Current Directions in Psychological Science, vol. 29, n. 3, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01/12/2024.
BREAKSTONE, J. et al. “Why we need a new approach to teaching digital literacy”. Phi Delta Kappan, vol. 99, n. 6, 2018.
BUCHANAN, T. “Why do people spread false information online? The effects of message and viewer characteristics on self-reported likelihood of sharing social media disinformation”. Plos One, vol. 15, n. 10, 2020.
CASTELLS, M. “Aula magna: a política na sociedade digital”. Youtube [2024]. Disponível em: . Acesso em: 01/12/2024.
CERIGATTO, M. P.; NUNES, A. K. F. “O ensino de ciência e a cultura digital: proposta para o combate às fake news no novo ensino médio”. Revista de Educação, Ciências e Matemática, vol. 10, n. 3, 2020.
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson, 2015.
DALESSANDRO, R. C. et al. “A produção científica relacionada a fake news: uma análise bibliométrica na base de dados Scopus”. Conhecimento em Ação, vol. 5, n. 2, 2020.
DONTHU, N. et al. ‘How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines”. Journal of Business Research, vol. 133, 2021.
DUQUE, R. C. S. Letramento Digital e a Transformação Educacional no século XXI. São Paulo: Editora Amplamente, 2024.
FERNANDES, I. C.; FERNANDES, T. “Letramento informacional no combate às fake news na educação”. Revista Docência e Cibercultura, vol. 7, n. 2, 2023.
FERREIRA, M. et al. “Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física”. Pensar a Prática, vol. 23, 2020.
GADAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
GRILLI, M. “Combatendo fake news: o papel da literacia no pensamento crítico”. Revista da ABRALIN, vol. 19, n. 2, 2020.
GUESS, A. M. et al. “A digital media literacy intervention increases discernment between mainstream and false news in the United States and India”. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 117, n. 27, 2020.
HOWELL, E. L.; BROSSARD, D. “(Mis) informed about what? What it means to be a science-literate citizen in a digital world”. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 118, n. 15, 2021.
HUA, J.; SHAW R. “Corona Virus (COVID-19) “Infodemic” and Emerging Issues through a Data Lens: The Case of China”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 17, n. 7, 2020.
IYENGAR, S.; MASSEY, D. S. “Scientific communication in a post-truth society”. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 116, n. 16, 2019.
JONES-JANG, S. M. et al. “Does media literacy help identification of fake news? Information literacy helps, but other literacies don’t”. American Behavioral Scientist, vol. 65, n. 2, 2021.
KELLNER, D.; SHARE, J. “Critical media literacy is not an option”. Learning Inquiry, vol. 1, n. 1, 2007
KELLNER, D.; SHARE, J. The critical media literacy guide: Engaging media and transforming education. London: Brill, 2019.
LEITE, A. P. M. “A alfabetização midiática e informacional em tempos de fake news e o legado de Paulo Freire”. In: PADILHA, P. R.; ABREU, J. Paulo Freire em tempos de fake news: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LINDSETH, A.; NORBERG, A. “A phenomenological hermeneutical method for researching lived experience”. Scandinavian Journal of Caring Sciences, vol. 18, n. 2, 2004.
MARQUES, R. “Fake news: influência na saúde mental frente à pandemia da covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 8, 2020.
MARQUES, R. S.; OLIVEIRA, I. C. G.; FRANÇA NETO, M. C. “The challenges of fighting disinformation in Brazil: methods and perspectives”. Journal of Science Communication-América Latina, vol. 6, n. 1, 2023.
MARTZOUKOU, K. et al. “A study of higher education students' self-perceived digital competences for learning and everyday life online participation”. Journal of Documentation, vol. 76, n. 6, 2020.
MELO, B. O. R.; TEIXEIRA, G. S. F. “Metacognição e letramento digital: proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares”. Educação, Escola e Sociedade, vol. 17, n. 19, 2023.
NUNES, M. A. S.; PIMENTEL, F. S. C. “Estratégias com jogos digitais para potencializar o Letramento Digital e a Metacognição no Ensino Superior”. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador: UNEB, 2024.
POLIZZI, G. “Digital literacy and the national curriculum for England: Learning from how the experts engage with and evaluate online contente”. Computers and Education, vol. 152, 2020.
RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
RICOEUR, P. A interpretação do texto: ensaio sobre a hermenêutica. Lisboa: Editora Edições 70, 1976.
SACHS, J. D. et al. “The Lancet Commission on lessons for the future from the COVID-19 pandemic”. The Lancet, vol. 400, n. 10359, 2022.
SANTOS, R. C. L. “Letramento digital na Educação Básica: caminhos e descaminhos”. Grau Zero–Revista de Crítica Cultural, vol. 12, n. 1, 2024.
SAYAD, A. L. V. Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.
SENHORAS, E. M. “Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.
SILVA, G. M.; TOLEDO, R. “As concepções de adolescentes sobre notícias falsas: um estudo com jovens do ABC paulista”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 17, 2021.
SILVA, L. S. P.; AMÉRICO, M. “Algoritmos: a fábrica de fake news e a engenharia da desinformação”. Caderno Pedagógico, vol. 22, n. 1, 2025.
SILVA, L. S. P.; AMÉRICO, M. “O crescimento das fake news após pandemia COVID-19”. Revista Caderno Pedagógico, vol. 21, n. 4, 2024a.
SILVA, L. S. P.; AMÉRICO, M. “Políticas públicas de combate às fake news aplicadas no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 19, n. 55, 2024b.
SILVA, V. P.; CASTRO, P. A. “Desenvolvendo o Letramento Digital Por Meio do Problem Based Learning”. Revista Letra Magna, vol. 20, n. 36, 2024.
SOARES, M. “Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura”. Educação e Sociedade, vol. 23, n. 81, 2002.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
VIRGÍNIO NETO, A.; SANTOS, L. A. S.; TAVARES, A. M. B. N. “Pierre Lévy e Paulo Freire: contribuições para o desenvolvimento do letramento digital crítico”. Research, Society and Development, vol. 11, n. 11, 2022.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an Interdisciplinary Framework for Research and Policy Making. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
WINEBURG, S.; MCGREW, S. “Lateral reading and the nature of expertise: Reading less and learning more when evaluating digital information”. Teachers College Record, vol. 121, n. 11, 2019.