A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gisele Brandelero Camargo
Letícia de Fátima Macedo Cabral

Resumo

Neste texto visa-se apresentar as discussões e os resultados de uma pesquisa realizada com crianças, cujo tema foi a participação da criança na tomada de decisões no contexto escolar. Objetivou-se, com a investigação, compreender o que acontece quando a criança organiza os espaços da sala de aula, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Ponta Grossa - PR. O estudo se desenvolveu no final de 2021 e início de 2022, com dezesseis crianças do último ano desse segmento. Para satisfazer o objetivo da pesquisa, os dados foram produzidos, juntamente com as crianças, por meio de observação participante, entrevista-conversa e ação de organização da sala de aula. As falas, verbais e não verbais, produzidas nessa etapa da pesquisa, foram analisadas por meio da técnica de análise da conversação e da fala. A pesquisa teve como resultados uma nova formulação de espaços pedagógicos na sala de aula, a reflexão sobre os modos de participação das crianças na tomada de decisões no contexto escolar e a legitimação das vozes, verbais e não verbais das crianças.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CAMARGO, G. B.; CABRAL, L. de F. M. . A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 139–154, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8125164. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1637. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AVELINO, W. F. “A escola contemporânea: um espaço de reflexão e crítica”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em 20/06/2023.

BUSS-SIMÃO, M.; MAFRA-REBELLO, A. H. “Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação Infantil”. Educar em Revista, vol. 35, n. 77, 2019.

CAMARGO, G. B. A travessia da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência da criança (Tese de Doutorado em Educação). Curitiba: UFPR, 2020.

DAMAZIO, L. R. O que é a criança. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

FERNANDES, N.; MARCHI, R. C. “A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa”. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, 2020.

FORMOSINHO, J. O.; FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: A perspectiva Educativa da Associação Criança. Porto: Editora Porto, 2013.

JAMES, A. “Giving voice to children’s voices: practices and problems, pitfalls and potentials”. American Anthropologist, vol. 109, n. 2, 2007.

KRAMER, S. “Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças”. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 2002.

LARKINS, C. “Participação”. In: TOMÁS, C. et al. Conceitos chaves em Sociologia da Infância: perspectivas globais. Braga: Editora Uminho, 2021.

MYERS, G. “Análise da conversação e da fala”. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

ONU – Organização das Nações Unidas. Convenção dos Direitos das Crianças. Brasília: ONU, 1989. Disponível em: . Acesso em 20/06/2023.

PONTA GROSSA. Referencial Curricular: Educação Infantil. Ponta Grossa: Secretaria Municipal de Educação, 2020.

SARAMAGO, S. S. S. “Metodologias de pesquisa empírica com crianças”. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 35, 2001.

SARMENTO, M. J.; MARCHI, R.; TREVISAN, G. “Beyond the modern norm of childhood: children as the margins as a challenge for the sociology of childhood”. In: BARALDI, C.; COCKBURN, T. (eds.). Theorizing Childhood: citizenship, rights and participation. Milton Keynes: Palgrave-Macmillan, 2018.

SARMENTO, M. J.; TOMÁS, C. “A infância é um direito?” Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2023.

SOARES, N. F. Infância e Direitos: Participação das Crianças nos Contextos de Vida – Representações, Práticas e Poderes (Tese de Doutorado em Estudos das Crianças). Braga: Universidade do Minho, 2005.

TOMÁS, C. “Participação não tem Idade”. Revista Contexto e Educação, vol. 22, n. 78, 2007.

TOMÁS, C.; SOARES, N. F. “Infância, protagonismo e cidadania: contributos para uma análise sociológica da cidadania da infância”. Fórum Sociológico, n. 11, 2004.