PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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Sheila Janaina Santos Sacramento
Marlene Rodrigues
Dieny Moraes dos Santos

Resumo

A temática deste ensaio científico encontra-se no âmbito das Práticas Pedagógicas e inovações curriculares no Ensino Superior, tendo como objetivo trazer algumas bibliografias importantes na área a fim de discuti-las e analisar o papel do professor no seu fazer pedagógico diante das inovações curriculares no contexto atual, bem como os processos de aprendizagem e os métodos de ensino que permeiam tais práticas. A partir das reflexões aportadas no referencial teórico utilizado, os resultados indicam que, além do conhecimento na área específica de sua formação, à docência exige que o professor também atue sobre fundamentos pedagógicos dos processos de ensino-aprendizagem, aliados aos saberes de sua experiência e de uma didática inovadora que motive os estudantes. Na concordância e nas divergências com os autores selecionados, as autoras referem-se as suas vivencias como docente, concluindo que o desenvolvimento de estratégias de ensino e os recursos didáticos devem ser desenvolvidos para fornecer informações, motivar os alunos, orientar a aprendizagem, desenvolver habilidades, avaliar conhecimentos, além de proporcionar espaços para expressão e criação. A diferença de grupos, alunos, professores, materiais e contexto direciona cada professor a ser "criador" de suas próprias estratégias e métodos de ensino-aprendizagem, mas é importante manter uma atitude pedagógica que venha a instigar novos posicionamentos no que se refere a métodos e estratégias de ensino para serem validados diante do desafio do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior.

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Como Citar
SACRAMENTO, S. J. S.; RODRIGUES, M.; SANTOS, D. M. dos . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 495–515, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7960386. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1378. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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