COTAS NA EDUCAÇÃO PARA QUEM? A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DO BRASIL

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Ana Cláudia de Lima Linhares
Rafael José Bona
Eric Araujo Dias Coimbra
Adolfo Ramos Lamar

Resumo

O texto em questão tem como objetivo analisar a trajetória da política de ações afirmativas de reserva de vagas (cotas) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e discutir a importância das cotas e da educação pública para grupos historicamente excluídos. Por meio de uma perspectiva histórica e social, o estudo busca fornecer um panorama abrangente das políticas de ações afirmativas de reserva de vagas da UFSC, considerando desde a sua implementação até os dias atuais, em suas diversas modalidades e níveis de ensino. Para alcançar o objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de análise de documentos institucionais, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Além disso, foi utilizada uma abordagem dedutiva, bem como, uma revisão bibliográfica para obter resultados significativos. O estudo aborda as discussões sobre o acesso ao direito à educação, a política de cotas e sua trajetória na UFSC, bem como os conceitos de classes subalternas e equidade.

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Como Citar
LINHARES, A. C. de L.; BONA, R. J.; COIMBRA , E. A. D. .; LAMAR, A. R. . COTAS NA EDUCAÇÃO PARA QUEM? A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 309–324, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7920801. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1307. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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