REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLIVALÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniely Aliny da Silva Barros
Verônica Maria de Araújo Pontes

Resumo

Este ensaio científico reflete como ocorre a interdisciplinaridade na docência polivalente. Inicialmente, apresentamos uma breve definição de interdisciplinaridade e sua contextualização histórica; debatemos sobre o processo interdisciplinar na docência polivalente enfatizando tanto a formação continuada como o trabalho cooperativo e finalmente, expomos como a política educacional nacional e a cultura organizacional nas unidades de ensino têm limitado a sinergia interdisciplinar nestes profissionais que atuam nos primeiros anos de escolarização. Este estudo é qualitativo e parte de uma pesquisa bibliográfica que traz as contribuições de autores como Fazenda (1994-2011), Lenoir (2005) e Japiassu (1976-2006) cujos estudos abordam a interdisciplinaridade. Essa pesquisa demarca a interdisciplinaridade enquanto fenômeno que envolve a docência polivalente tanto na esfera individual quanto coletiva em que o diálogo se expressa a partir da busca por diferentes olhares epistemológicos que deverão interagir na individualidade do professor polivalente ao buscar na formação continuada a garantia do seu autoconhecimento. O diálogo interdisciplinar também se firma a partir das trocas entre estes profissionais que, diante da mesma função partilham experiências ímpares de vida. Entretanto, o direcionamento político apurado na Resolução CNE/CP nº 1, 2020 restringe a formação continuada de professores aos campos de ensino evitando a efetivação de uma pedagogia holística e nas escolas, o diálogo entre pares é suprimido pela frenética rotina de um professorado que tem a solidão como marca sintomática da sua profissão.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BARROS, D. A. da S.; PONTES, V. M. de A. REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLIVALÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 56–67, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7894139. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1266. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ARAÚJO-OLIVEIRA, A. “O olhar da pesquisa em educação sobre amultidimensionalidade subjacente às práticas pedagógicas”. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008.

BIOTO, P. A. “Pressupostos teóricos da investigação sobre formação de professores”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 34, 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 27 de outubro de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2023.

BRITO, L. R.; GIRALDO. D. I. A. “Apuntes para uma pedagogía del deseo”. In: SENHORAS, E. M.; BARROS, M. P. (orgs.). Pedagogia: agendas temáticas. Boa Vista: Editora Iole, 2023.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Editora Loyola, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Editora Papirus, 1994.

GOMES, E. “Da Paidéia Grega a Pedagogia do Logos”. In: SENHORAS, E. M.; BARROS, M. P. (orgs.). Pedagogia: agendas temáticas. Boa Vista: Editora Iole, 2023.

JAPIASSU, H. “O espírito interdisciplinar”. Cadernos EBAPE.BR, vol. 4, n. 3, 2006.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

LENOIR, Y. “Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas”. Revista E-Curriculum, vol. 1, n. 1, 2005.

LENOIR, Y.; HASNI, A. “Interdisciplinarity in Primary and Secondary School: Issues and Perspectives”. Creative Education, vol. 7, 2016.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.

NEVES, C. M. C. “A CAPES e a formação de professores para a educação básica”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol.8, 2012.

NEVES, C. M. C. “Formação de Professores da educação básica: a interdisciplinaridade necessária”. In: PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V. (orgs.). Práticas da Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Editora Manole, 2015.

TRINDADE, D. F. “Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências”. In: FAZENDA, I. C. A. (orgs.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008.