A INSERÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS: UM DESAFIO ÀS POLÍTICAS CURRICULARES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na década de 2000, tivemos um boom de leis e projetos voltados à inserção do xadrez no âmbito escolar brasileiro, na condição de componente curricular (disciplina) obrigatório. Entretanto, todas as discussões remetidas à introdução do xadrez nas escolas, derivaram sob o mote da Ludopolítica. Isto denota que este jogo/esporte foi usitado como palanque político, a partir dos discursos: o xadrez é lúdico por excelência; é um jogo pedagógico em prol da matemática; o xadrez é a “ginástica da mente”; o xadrez é uma “ferramenta educativa que melhora o rendimento escolar”. Nesses moldes, ele foi instaurado legalmente, com o escopo de escamotear as verdadeiras intenções de agentes políticos partidários. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descortinar as leis que introduziram o xadrez nas escolas, bem como os discursos políticos partidários adidos a estas leis, evidenciando o impacto que este processo causou às políticas curriculares. Para tanto, assumimos uma pesquisa qualitativa do tipo revisão crítica, em que os dados são, a priori, descritos e sistematizados para, a posteriori, serem devidamente discutidos e analisados sob o ponto de vista teórico-conceitual.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BANDEIRANTES. “Município implanta Xadrez como disciplina nas escolas de Tempo Integral”. Prefeitura Municipal de Bandeirantes [2019]. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2023.
BARREIRAS. Lei n. 846, de 04 de junho de 2009. Barreiras: Câmara Municipal, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2023.
BRAGANÇA. “Projeto Xadrez na Praça”. Prefeitura Municipal de Bragança [2023]. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.
BRASIL. Projeto de Lei n. 2.993, de 26 de agosto de 2021. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em: . Acesso: 10/03/2023.
CANDÓI. Lei Municipal n. 0559, de 29 de junho 2004. Candói: Câmara Municipal, 2004. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2023.
DIAS, M. F. G. “‘O que será, que será?’ Precarização, uberização e o futuro do trabalho”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 35, 2022.
ESCOBAR, D. M. Xadrez de sociedade: do game à gamificação (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática). Brasília: UnB, 2021.
FOZ DO IGUAÇU. Projeto de Lei n. 124, de 30 de agosto de 2021. Foz do Iguaçu: Câmara Municipal, 2021. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2023.
GRILLO, R. M. “(Re)Construindo as pontes de Castália: algumas reflexões sobre o lúdico”. In: GRILLO, R. M.; SCAGLIA, A. J.; CARNEIRO, L. T. Em defesa do jogo: diálogos epistemológicos contemporâneos. Curitiba: Editora Appris, 2022.
GRILLO, R. M. O Xadrez Pedagógico na Perspectiva da Resolução de Problemas em Matemática no Ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado em Educação). Itatiba: USF, 2012.
GRILLO, R. M.; GRANDO, R. C. “Ludopolítica: a ditadura da ludicização”. Brazilian Journal of Policy and Development, vol. 3, n. 3, 2021b.
GRILLO, R. M.; GRANDO, R. C. “Ludopolítica: práticas de ludicização”. In: SAKAMOTO, C. K.; MALTA CAMPOS, M. C. (orgs.). Brincar, cuidar e educar. São Paulo: Gênio Criador Editora, 2021c.
GRILLO, R. M.; GRANDO, R. C. O xadrez pedagógico e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2021a.
GRILLO, R. M.; NAVARRO, E. R. SANTOS RODRIGUES, G. “A BNCC e a (re)invenção do lúdico à brasileira”. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, vol. 6, 2022.
HAN, B. C. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Áyiné, 2018.
IMPULSIONA. “Xeque-mate: o Xadrez mostra o seu jogo”. Impulsiona [2017]. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023
MORANDI, M. I. W. M.; CAMARGO, L. F. R. “Revisão sistemática da literatura”. In: DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JR., J. A. V. (orgs.). Design sciencie research: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Editora Bookman, 2015.
NALINI, J. R. “Mentes Brilhantes”. A Cidade [2017]. Disponível em: . Acesso em 28/02/2023.
OLIVEIRA, O. V.; DESTRO, D. S. “Política curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa”. Revista Brasileira de Educação, vol. 28, 2005.
OLIVEIRA, R. C. “Gamification and Uberized work in application companies”. Revista de Administração de Empresas, vol. 61, n. 4, 2021.
PASSOS 24 HORAS. “Prefeitura inaugura quadra em escola”. Passos 24 horas Notícias [2016]. Disponível em: . Acesso em: 22/12/2023.
PASSOS. Lei Municipal n. 2.601, de 8 de novembro de 2006. Passos: Câmara Municipal, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.
PIRAPORA. Lei n. 2.372, de 2 de julho de 2018. Pirapora: Câmara Municipal, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11/03/2023.
PORTO MAUÁ. Lei n. 961, de 14 de dezembro de 2010. Porto Mauá: Câmara Municipal, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07/03/2023.
ROSA, S. S.; PONCE, B. J. “Políticas curriculares para a Educação Básica: contribuições da Revista e-Curriculum para o estado da arte da questão (2010-2015)”. Revista e-Curriculum, vol. 14, n. 2, 2016.
ROSENBLAT, A. Uberland: how algorithms are rewriting the rules of work. Berkeley: University of California Press, 2018.
SANTA MARIA DE JETIBÁ. Lei n. 1.000, de 14 de novembro de 2007. Santa Maria de Jetibá: Câmara Municipal, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.
SANTA RITA DO PASSA QUATRO. Lei n. 2.959, de 28 de fevereiro de 2011. Santa Rita do Passa Quatro: Câmara Municipal, 2011. Disponível em: . Acesso em: 09/03/2023.
SME – Secretaria Municipal de Educação. “I Seminário de Xadrez Escolar da Rede Municipal de Ensino”. Prefeitura Municipal de São Paulo [2011]. Disponível em: . Acesso em: 22/02/2023.
SOROCABA. Lei n. 7.677, de 24 de fevereiro de 2006. Sorocaba: Câmara Municipal, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2023.
TAUBATÉ. Lei n. 5.359, de 20 de novembro 2017. Taubaté: Câmara Municipal, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.
TULLOCH, R.; RANDELL-MOON, H. E. K. “The politics of gamification: Education, neoliberalism and the knowledge economy”. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, vol. 40, n. 3, 2018.
VESA, M. et al. “Computer Games and Organization Studies”. Organization Studies, vol. 38, n. 2, 2017.
VIDIGAL, V. “Game Over: a gestão gamificada do trabalho”. MovimentAção, vol. 8, n. 14, 2021.
ZUBOFF, S. The Age of Surveillance Capitalism. London: Profile Books, 2019.