A INSERÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS: UM DESAFIO ÀS POLÍTICAS CURRICULARES

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Adriana Soely André de Souza Melo
Sérgio Luiz Malta de Azevedo
Rogério de Melo Grillo

Resumo

Na década de 2000, tivemos um boom de leis e projetos voltados à inserção do xadrez no âmbito escolar brasileiro, na condição de componente curricular (disciplina) obrigatório. Entretanto, todas as discussões remetidas à introdução do xadrez nas escolas, derivaram sob o mote da Ludopolítica. Isto denota que este jogo/esporte foi usitado como palanque político, a partir dos discursos: o xadrez é lúdico por excelência; é um jogo pedagógico em prol da matemática; o xadrez é a “ginástica da mente”; o xadrez é uma “ferramenta educativa que melhora o rendimento escolar”. Nesses moldes, ele foi instaurado legalmente, com o escopo de escamotear as verdadeiras intenções de agentes políticos partidários. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descortinar as leis que introduziram o xadrez nas escolas, bem como os discursos políticos partidários adidos a estas leis, evidenciando o impacto que este processo causou às políticas curriculares. Para tanto, assumimos uma pesquisa qualitativa do tipo revisão crítica, em que os dados são, a priori, descritos e sistematizados para, a posteriori, serem devidamente discutidos e analisados sob o ponto de vista teórico-conceitual.

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Como Citar
MELO, A. S. A. de S. .; AZEVEDO, S. L. M. de; GRILLO, R. de M. A INSERÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS: UM DESAFIO ÀS POLÍTICAS CURRICULARES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 120–138, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7804037. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1114. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Adriana Soely André de Souza Melo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduated in Literature (from FAFOPST), Bachelor in Social Work (from UNOPAR), Master in Human Ecology and Socioenvironmental Management (from UNEB - Campus VIII) and doctoral candidate in Human Ecology and Socioenvironmental Management (from UNEB - Campus III). Currently, she is an invited professor at FACESP and works as a Social Worker at the Military Police College Alfredo Vianna CPM Juazeiro.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

PhD in Geography from the Federal University of Pernambuco (UFPE), Master in Geography from UFPE and Bachelor in Geography from the Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. He is a professor at the Federal University of Campina Grande (UFCG).

Rogério de Melo Grillo, Univeridade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Post-Doctorate in Science and Technology Education by UFSC (2020-2022). PhD in Physical Education from the State University of Campinas - UNICAMP (2018). Master in Education from Universidade São Francisco (2012). Graduated in Pedagogy by FAFIBE (MG). Licentiate and Bachelor's degree in Physical Education from CEUCLAR (SP). He did his doctoral internship at the University of Buenos Aires (UBA), Argentina, in the Sociology of Childhood area. Member of "The Association for the Study of Play (TASP - USA). Currently, he is Research Coordinator at CELULA (Federal University of Ceará - UFC) and researcher at GEPPROFEM (UFSC). He conducts research in the area of Education and Epistemology, with emphasis on: Theories of Play and Playfulness; Child Play Culture; Ludopolitics; Play Behavior and Cultural-Historical Theory.

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