COVID-19 E ESCOLAS NO AR: TRANSMISSÃO DE AULAS POR RÁDIO E TV ABERTA EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo explora a Resolução nº 94/2020 do Conselho Estadual de Educação, que apresenta alternativas para a transmissão de aulas remotas no Maranhão no período da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Entre as alternativas está a transmissão das aulas por meio de rádio e TV aberta. O estudo tem como objetivo descrever as potencialidades pedagógicas dessas ferramentas no processo de aprendizagem. Trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, que discute os impactos da suspensão das aulas presenciais e aborda, também, os desafios e benefícios da transmissão das aulas em canais de comunicação abertos (Rádio e TV) no estado do Maranhão. Evidencia que as aulas transmitidas pelo rádio e TV favorecem o processo de aprendizagem em tempo de distanciamento social e se apresentam como uma prática inclusiva, considerando que muitos alunos não têm acesso a outras tecnologias para acompanhar o conteúdo escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARAÚJO, S. K. Escolas no Ar: a gestão de sistemas educomunicativos para o uso pedagógico do rádio. Natal: UFRN, 2003.
BARBOSA FILHO, A. “Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula”. Revista Comunicação e Educação, vol. 10, n. 2, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/censo-escolar>. Acesso em: 30/05/2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. “Coronavírus (COVID-19)”. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde [2020]. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 30/05/2020.
BROLEZZI, A. C. “Empatia na relação aluno/professor/conhecimento”. Encontro: Revista de Psicologia, vol. 17, n. 27, 2014.
FREITAS, M. C. M.; CAVALCANTE, A. P. P. “Rádio como Mediação Pedagógica”. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Maceió: INTERCOM, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “PNAD Contínua TIC 2017”. Portal Eletrônico do IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas>. Acesso em: 30/06/2020.
MARANHÃO. Conselho Estadual de Educação. Resolução n. 94 de 26 de março, 2020. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2020.
MORAN, J. M. “Aperfeiçoando os modelos de EaD existentes na formação de professores”. Revista Educação, vol. 32, n. 3, 2009.
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. “Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus)”. Portal Eletrônico da OPAS [03/07/2020]. Disponível em: <https://www.paho.org/bra>. Acesso em: 04/07/2020.
PEREIRA, B. T. “O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola”. Portal Eletrônico da Secretaria da Educação e do Desporto do Paraná [2009]. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em: 03/07/2020.
RÁDIO TIMBIRA. “A Primeira do Maranhão”. Portal Eletrônico da Rádio Timbira [2020]. Disponível em: <http://radiotimbira.ma.gov.br>. Acesso em: 30/05/2020.
SALDANHA, L. C. D. “A teleaula em questão”. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, vol. 2, n. 2, 2013.
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. “Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia”. Revista Encantar, vol. 2, 2020.
SENHORAS, E. M. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.
SENHORAS, E. M. (org.). COVID-19: Enfoques Preventivos. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.
SILVA, P. R. “A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual em EaD”. Anais do 17º Congresso Internacional da ABED. Manaus: ABED, 2011.