PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA E PERFECCIONISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL MEDIADOR DA ANSIEDADE COGNITIVA DE PROVAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Estudantes universitários frequentemente experienciam emoções negativas que ocasionam condutas disfuncionais, como a procrastinação acadêmica, considerada uma estratégia evitativa relacionada ao perfeccionismo. Nesse sentido, estudantes excessivamente críticos com o próprio desempenho podem vivenciar ansiedade cognitiva de provas; assim, optam por procrastinar atividades acadêmicas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou investigar em que medida os traços perfeccionistas, mediados pela ansiedade cognitiva de provas, podem explicar a procrastinação acadêmica de estudantes universitários. Esse é uma pesquisa empírica, de abordagem quantitativa, delineamento transversal, descritiva e de natureza ex-post-facto, com ênfase psicométrica, correlacional. A amostra foi não probabilística, acidental, de 448 universitários, em maioria mulheres (68,7%) de instituições públicas (79,7%), que cursavam Psicologia (24,8%). Os participantes foram recrutados em ambiente coletivo de sala de aula, apesar dos questionários terem sido preenchidos de maneira individual. Estes, após o aceite ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, receberam o link de acesso ao instrumento de coleta de dados. Foram aplicadas a Escala de Quase Perfeição, versão curta, a Escala de Ansiedade Cognitiva de Provas e a Escala de Procrastinação de Tuckman, além de questionários sociodemográficos. Foram realizadas análises de correlação de Pearson e regressão múltipla hierárquica, que possibilitaram testar um modelo de mediação, que demonstrou que a variável ansiedade cognitiva de prova mediou de maneira indireta e significativa cerca de 12% da relação entre o perfeccionismo desadaptativo (discrepância) e a procrastinação acadêmica dos estudantes universitários. Concluiu-se que o perfeccionismo desadaptativo pode intensificar a ansiedade cognitiva em situações avaliativas, o que por sua vez pode suscitar comportamentos procrastinadores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AHAMADY, S.; MOONAGHI, H. K.; KHERADMAND, A. “Determinants of Educational Procrastination among Medical Students at Shahid Beheshti University of Medical Sciences”. Journal of Advances in Medical Education and Professionalism, vol. 13, n. 1, 2025.
AHMAD, Z.; MUNIR, N. “Perfectionism, academic procrastination, and psychological well-being among university students”. Orient Research Journal of Social Sciences, vol. 7, n. 2, 2022.
AKBAĞ, M. “How Adaptive and Maladaptive Perfectionism Affect Psychological Well-Being among University Students: The Mediating Role of Procrastination”. Research on Education and Psychology, vol. 8, n. 1, 2024.
ALBULESCU, I. et al. “The mediating role of cognitive test anxiety on the relationship between academic procrastination and subjective wellbeing and academic performance”. Frontiers in Public Health, vol. 12, 2024.
ARANA, F. G.; FURLAN, L. “Groups of perfectionists, test anxiety, and pre-exam coping in Argentine students”. Personality and Individual Differences, vol. 90, 2016.
ARAÚJO, G. R. et al. “Procrastinação Acadêmica: Contribuições de Variáveis Demográficas e da Ansiedade Cognitiva de Provas em Universitários Brasileiros”. Revista Psicologia e Saúde, vol. 16, 2024.
BÄULKE, L.; DRESEL, M. “Higher-education course characteristics relate to academic procrastination: a multivariate two-level analysis”. Educational Psychology, vol. 43, n. 4, 2023.
BLANKSTEIN, K. R. et al. “Dimensions of perfectionism and irrational fears: An examination with the fear survey schedule”. Personality and Individual Differences, vol. 15, n. 3, 1993.
BRACAMONTE, N. M. et al. “Tendência pessoal ao perfeccionismo e a procrastinação como fator motivador do sucesso na aprendizagem de adultos”. Boletim da Universidade de São Petersburgo, vol. 14, n. 4, 2025.
BURCAS, S.; CRETU, R. Z. “Multidimensional perfectionism and test anxiety: a meta-analytic review of two decades of research”. Educational Psychology Review, vol. 33, 2021.
BYTAMAR, J. M.; SAED, O.; KHAKPOOR, S. “Emotion Regulation Difficulties and Academic Procrastination”. Frontiers in Psychology, vol. 11, 2020.
COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
COMERCHERO, V.; FORTUGNO, D. A. “Adaptive Perfectionism, Maladaptive Perfectionism and Statistics Anxiety in Graduate Psychology Students”. Psychology, Learning and Teaching, vol. 12, n. 1, 2013.
CUNHA, L. R. L. et al. “Traços de personalidade como preditores da procastinação acadêmica: Personality traits as predictors of academic procastination”. Revista Coopex, vol. 15, n. 3, 2024.
DOYLE, I.; CATLING, J. C. “The influence of perfectionism, self-esteem and resilience on young people's mental health”. The Journal of Psychology, vol. 156, n. 3, 2022.
FENG, T.; ZHANG, S. “Prefrontal deficits in procrastinators: impaired impulse control or emotion-regulation difficulties”. ResearchGate [2023]. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2025.
FENTAW, Y.; MOGES, B. T.; ISMAIL, S. M. “Academic procrastination behavior among public university students”. Education Research International, vol. 2022, n. 1, 2022.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.
FISHER, D. G. et al. “Academic burnout among accounting majors: the roles of self-compassion, test anxiety, and maladaptive perfectionism”. Accounting Education, vol. 33, n. 6, 2024.
GÄRTNER, J. et al. “Need for cognitive closure, tolerance for ambiguity, and perfectionism in medical school applicants”. BMC Medical Education, vol. 20, 2020.
GUERREIRO, M. et al. “A test of the 2× 2 model of perfectionism with perceived distress, cognitive emotion regulation, and perfectionist cognitions”. Current Psychology, vol. 43, n. 14, 2024.
HASHEMI, L.; LATIFIAN, M. “Test anxiety as a mediator between perfectionism and academic procrastination”. Journal of Teaching and Education, vol. 3, n. 3, 2014.
HAYES, A. F. Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: a regression-based approach. New York: The Guilford Press, 2022.
HIDALGO-FUENTES, S. et al. “The role of Big Five traits and self-esteem on academic procrastination in Honduran and Spanish university students: a cross-cultural study”. Heliyon, vol. 10, n. 16, 2024.
HIDAYAT, M. T.; HASIM, W. “Putting It off until Later: A Survey-Based Study on Academic Procrastination among Undergraduate Students”. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, vol. 28, 2023.
HUANG, H. et al. “Resilience and positive coping style affect the relationship between maladaptive perfectionism and academic procrastination among Chinese undergraduate nursing students”. Frontiers in Psychology, vol. 13, 2022.
ISHEQLOU, L. et al. “Maladaptive perfectionists are more impulsive than adaptive perfectionists in a monetary gambling task”. Journal of Experimental Psychopathology, vol. 13, n. 2, 2022.
JOCHMANN, A. et al. “Procrastination, depression and anxiety symptoms in university students: a three-wave longitudinal study on the mediating role of perceived stress”. BMC Psychology, vol. 12, n. 1, 2024.
JOLLY, A. T. W. et al. “Does repetitive negative thinking mediate the relationship between perfectionistic concerns and cognitive test anxiety?”. Anxiety, Stress, and Coping, vol. 35, n. 6.2022.
KATHLEEN, E.; BASARIA, D. “The relationship between perfectionism and academic procrastination in college students learning online due to the covid-19 pandemic”. International Conference on Economics, Business, Social, and Humanities. Dordrecht: Atlantis Press, 2021.
KIM, K. R.; SEO, E. H. “The relationship between procrastination and academic performance: A meta-analysis”. Personality and Individual Differences, vol. 82, 2015.
KLASSEN, R. M. et al. “Academic Procrastination in Two Settings: Motivation Correlates, Behavioral Patterns, and Negative Impact of Procrastination in Canada and Singapore”. Applied Psychology, vol. 59, n. 3, 2009.
KLJAJIC, K. et al. “Why do students procrastinate more in some courses than in others and what happens next? Expanding the multilevel perspective on procrastination”. Frontiers in Psychology, vol. 12, 2022.
KOPPENBORG, M.; KLINGSIECK, K. B. “Social factors of procrastination: Group work can reduce procrastination among students”. Social Psychology of Education, vol. 25, n. 1, 2022.
LU, D.; HE, Y.; TAN, Y. “Gender, socioeconomic status, cultural differences, education, family size and procrastination: a sociodemographic meta-analysis”. Frontiers in Psychology, vol. 12, 2022.
MA, H. et al. “Exploring the Complex Interplay of Procrastination between Biological, Cognitive, Developmental, Social, and Psychological Factors”. Journal of Education, Humanities and Social Sciences, vol. 26, 2024.
MEDEIROS, E. D. et al. “Cognitive test anxiety scale: propriedades psicométricas no contexto brasileiro”. Salud y Sociedad, vol. 11, 2020.
MORRIS, P. E.; FRITZ, C. O. “Conscientiousness and procrastination predict academic coursework marks rather than examination performance”. Learning and Individual Differences, vol. 39, 2015.
MOURÃO, L. et al. “Regressão múltipla linear”. In: FAIAD, C. et al. (orgs.). Tutoriais em análises de dados aplicados à psicometria. Petrópolis: Editora Vozes, 2021.
ORAM, R.; ROGERS, M. “Academic Procrastination in Undergraduate Students: Understanding the Role of Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration and Academic Motivation”. Canadian Journal of Education Revue Canadienne De l’éducation, vol. 45, n 3, 2022.
PERDOMO, A.; DELGADO, Y.; ARVELO-ROSALES, C. N. “Academic procrastination and inappropriate use of social networks among university students”. ResearchGate [2024]. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2025.
RAHIMI, S.; HALL, N. C.; STICCA, F. “Understanding academic procrastination: A Longitudinal analysis of procrastination and emotions in undergraduate and graduate students”. Motivation and Emotion, vol. 47, n. 4, 2023.
ROOS, A. et al. “Test anxiety and physiological arousal: A systematic review and meta-analysis”. Educational Psychology Review, vol. 33, 2021.
SALGUERO-PAZOS, M. R.; REYES-DE-CÓZAR, S. “Interventions to reduce academic procrastination: A systematic review”. International Journal of Educational Research, vol. 121, n. 102228, 2023.
SCHUENEMANN, L. et al. “I'll worry about it tomorrow-Fostering emotion regulation skills to overcome procrastination”. Frontiers in Psychology, vol. 13, 2022.
SHEVELEVA, M. et al. “Perfectionism, the Impostor Phenomenon, Self-Esteem, and Personality Traits among Russian College Students”. Psychology in Russia, vol. 16, 2023.
SILVA, et al. “Motivação para leitura e variáveis sociodemográficas como preditoras da procrastinação acadêmica”. Psicología, Conocimiento y Sociedad, vol. 10, n. 1, 2020.
SILVA, P. G. N. et al. “Ansiedade cognitiva de provas e procrastinação acadêmica: um estudo com universitários do Brasil”. DEDiCA Revista de Educação e Humanidades, n. 21, 2023.
SILVA, P. G. N. et al. “Procrastinação em Universitários no Piauí: A Influência de Variáveis Demográficas e da Ansiedade Cognitiva de Provas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 19, n. 55, 2024.
SILVA, P. G. N.et al. “Perfeccionismo desadaptativo e ansiedade cognitiva face a provas em universitários brasileiros: o papel do sexo e da idade”. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, vol. 11, n. 1, 2025.
SMITH, M. M. et al. “The perniciousness of perfectionism: A meta-analytic review of the perfectionism-suicide relationship”. Journal of Personality, vol. 86, n. 3, 2018.
SOARES, A. K. S. et al. “Procrastinar academicamente é coisa de perfeccionista? Correlatos valorativos e da personalidade”. Avances en Psicología Latinoamericana, vol. 39, n. 1, 2021.
SPARFELDT, J. R.; SCHWABE, S. “Academic procrastination mediates the relation between conscientiousness and academic achievement”. Personality and Individual Differences, vol. 218, 2024.
TIAN, L.; HOU, Z. “Perfectionism, Psychological Distress, and Career Indecision Among Chinese College Students”. ResearchGate [2024]. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2025.
VASIOU, A.; VASILAKI, E. “Decifrando o código da ansiedade de teste: percepção, impactos e implicações”. Psychology International, vol. 7, n. 1, 2025.
VIANA, C. F.; SOARES, A. B.; JARDIM, M. E. M. “O impacto da procrastinação e das estratégias de coping na resolução de problemas sociais em estudantes universitários”. Revista Internacional de Educação Superior, vol. 12, 2025.
WORST, H.; THOMPSON, A. “Addressing anxiety, perfectionism, and coping in healthcare students: a call for integrated mental health interventions”. The Archives of Psychiatry, vol. 2, n. 1, 2024.
YANG, W. et al. “Maladaptive perfectionism and internet addiction among Chinese college students: a moderated mediation model of depression and gender”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 5, 2021.
ZULFIQAR, N.; ABBASI, T. “Mediating role of test anxiety in association between imposter phenomenon and perfectionism among high-achieving students”. Journal of Advanced Academics, vol. 35, n. 4, 2024.