ESCALA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL WONG AND LAW (WLEIS): EVIDÊNCIAS PSICOMÉTRICAS NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maycon Campos de Almeida
Samara Eduarda Martins Becker
Paulo Gregório Nascimento da Silva
Gustavo Oliveira de Araujo
Gleyde Raiane de Araújo

Resumo

 A Inteligência Emocional refere-se a um conjunto de habilidades intrapessoais, que possibilita que o indivíduo controle suas emoções suas próprias emoções e compreenda as emoções dos outro de maneira positiva. O estudo objetivou adaptar, reunindo evidências da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) em contexto brasileiro. Contou-se com uma amostra acidental, não probabilística, constituída de 225 universitários (Midade = 20,52; variando de 18 a 34 anos), sendo a maioria do sexo feminino (61,3%). Foram aplicados o WLEIS além de questões sociodemográficas. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, usando rotação do tipo varimax, que possibilitaram identificar quatro fatores de (IE): Avaliação de uma das emoções, Avaliação das emoções dos outros, Uso das emoções e Regulamento das emoções. A confiabilidade (Alfa de Chonbach) variaram de 0,81 a 0,89, sendo considerada meritória. Dessa forma, conclui-se que a WLEIS se apresenta como um instrumento com bons parâmetros psicométricos, podendo ser útil para mensurar a inteligência emocional e seus correlatos em estudos futuros.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALMEIDA, M. C. de .; BECKER, S. E. M.; SILVA, P. G. N. da; ARAUJO, G. O. de; ARAÚJO, G. R. de. ESCALA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL WONG AND LAW (WLEIS): EVIDÊNCIAS PSICOMÉTRICAS NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 360–373, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10431677. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2898. Acesso em: 20 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ACOSTA-PRADO, J. C. et al. “Psychometric Properties of the Wong and Law Emotional Intelligence Scale in a Colombian Manager Sample”. Journal of Intelligence, vol. 10, n. 2, 2022.

AL-QADRI, A. H. et al. “Emotional intelligence scale for international students: a Proposal for a developed version”. In: Frontiers in Education. vol. 7, 2022.

BARROS, C.; FONTENLA, A. “New insights on the mediating role of emotional intelligence and social support on university students’ mental health during COVID-19 pandemic: Gender matters”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 24, 2021.

BORSA, J. C. et al. “Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações”. Paidéia, vol. 22, 2012.

CEJUDO, J. “Efectos de un programa de mejora de la inteligencia emocional sobre el ajuste psicosocial y el rendimiento académico en educación primaria”. Infancia y Aprendizaje, vol. 40, n. 3, 2017.

CLARK, L. A.; WATSON, D. “Constructing validity: Basic issues in objective scale development”. Psychological Assessment, vol. 7, 2016.

FUKUDA, E. et al. “Factor structure of Japanese versions of two emotional intelligence scales”. International Journal of Testing, vol. 11, n. 1, 2011.

GALINDO-DOMÍNGUEZ, H.; IGLESIAS, D. L. “Inteligencia emocional e ideación suicida en adolescentes: el rol mediador y moderador del apoyo social”. Revista de Psicodidáctica, vol. 28, 2023.

GHOUDANI, K. et al. “Measuring emotional intelligence in Moroccan Arabic: the Wong and Law Emotional Intelligence Scale”. Revista de Psicologia Social, vol. 33, n. 1, 2018.

GÓMEZ-HOMBRADOS, J.; EXTREMERA, N. “Emotional intelligence, mental health, and job search behaviors during unemployment: the mediating role of resilient coping”. Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 39, n. 2, 2023.

HAIR, J. F. et al. Multivariate data analysis eighth edition. Abdover: Cengage Learning, 2019.

KEEFER, K. V. et al. “Three decades of emotional intelligence research: Perennial issues, emerging trends, and lessons learned in education: Introduction to emotional intelligence in education”. In: KEEFER, K. et al. Emotional Intelligence in Education. Cham: Springer, 2018.

LAW, K. S. et al. “The construct and criterion validity of emotional intelligence and its potential utility for management studies”. Journal of Applied Psychology, vol. 89, n. 3, 2004.

LIBBRECHT, N. et al. “Measurement equivalence of the Wong and Law Emotional Intelligence Scale across self and other ratings”. Educational and Psychological Measurement, vol. 70, n. 6, 2010.

LOU, J. et al. “Emotional intelligence scale for male nursing students and its latent regression on gender and background variables”. Healthcare, vol. 10, n. 5, 2022.

MACCANN, C. et al. “Emotional intelligence predicts academic performance: A meta-analysis". Psychological Bulletin, vol. 146, n. 2, 2020.

MARTÍNEZ, B. M. et al. “Mediating Role of Emotional Intelligence in the Relationship Between Resilience and Academic Engagement in Adolescents: Differences Between Men and Women”. Psychology Research and Behavior Management, vol. 18, 2023.

MARTINS, A. et al. “A comprehensive meta-analysis of the relationship between emotional intelligence and health”. Personality and Individual Differences, vol. 49, n. 6, 2010.

MATTHEWS, G.; ZEIDNER, M.; ROBERTS, R. D. Emotional intelligence: Science and myth. London: MIT Press, 2004.

MAYER, J. D. et al. “Models of emotional intelligence”. Handbook of Intelligence, vol. 2, 2000.

MEDEIROS, E. D. et al. “Cognitive test anxiety scale: Propriedades psicométricas no contexto brasileiro”. Salud y Sociedad, vol. 11, 2020.

MOELLER, R. W.; SEEHUUS, M.; PEISCH, V. “Emotional intelligence, belongingness, and mental health in college students”. Frontiers in Psychology, vol. 11, 2020.

NIETO-FLORES, M.; BERRIOS, M. P.; EXTREMERA, N. “Job search self-efficacy as a mediator between emotional intelligence and the active job search process”. International Journal of Social Psychology, vol. 34, n. 1, 2019.

NUNNALLY, J. C. Teoría psicométrica. Ciudad de México: Trillas, 1991.

PACHECO, N. E. et al. “Validation of the Spanish version of the Wong Law emotional intelligence scale (WLEIS-S)”. Psicothema, vol. 31, n. 1, 2019.

PARK, H.; YU, S. “Validity and reliability of the Korean version of the Wong and Law emotional intelligence scale for nurses”. Sage Open, vol. 11, n. 2, 2021.

PASQUALI, L. TEP-Técnicas de exame psicológico: os fundamentos. São Paulo: Editora Vetor, 2020.

PIACENTINI, M.; WINCK, C. A. “Validação psicométrica da escala para avaliação da qualidade de vida no trabalho escolar – QWSL”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023.

SALOVEY, P.; MAYER, J. D. “Emotional intelligence”. Imagination, Cognition and Personality, vol. 9, n. 3, 1990.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S.; ULLMAN, J. B. Using multivariate statistics. Boston: Pearson, 2013.

TRAYMBAK, S. et al. “Reliability and Construct Validity Assessment of Wong and Law Emotional Intelligence Scale and Satisfaction With Life Scale in the Indian Hospitality Industry”. Annals of Neurosciences, vol. 29, n. 2, 2022.

WONG, C.; LAW, K. S. “Wong and law emotional intelligence scale”. The Leadership Quarterly, vol. 13, 2002.

WOYCIEKOSKI, C.; HUTZ, C. S. “Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias”. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 22, 2009.

ZHANG, H.; LI, R.; SCHUTTE, N. S. “Friendship network mechanisms linking emotional intelligence and subjective well-being: Beyond a mediation model”. The Journal of Social Psychology, vol. 160, n. 4, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)