A DIVERSIDADE NA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO
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Resumo
O debate sobre a diversidade humana no ambiente corporativo tem sido cada vez mais incorporado por organizações que vislumbram no tema um diferencial. O estudo elaborado parte da premissa de que a avaliação por competências na educação profissional pode considerar atitudes e valores para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, por meio da valorização da diversidade humana. Utilizando os critérios corretos, o docente pode realizar uma avaliação integral do estudante, formando não apenas um profissional habilidoso, mas também um cidadão que reconhece sua identidade dentro da classificação na hierarquia de representação e respeita a diversidade humana. Para investigarmos o conhecimento atual a partir dessa hipótese, elaboramos uma revisão de escopo visando identificar e analisar pesquisas sobre “Diversidade”, “Avaliação por Competência” e “Educação Profissional”. Foram consultadas as bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando como estratégia de busca as palavras-chave separadamente, e posteriormente combinadas usando o conector AND. Na palavra-chave diversidade, foi usado o asterisco. Já nas palavras-chave avaliação por competência e educação profissional foram usadas as aspas. As buscas foram realizadas nos meses de agosto a setembro de 2024. Foram recuperados 07 artigos e 06 dissertações seguindo as normas do protocolo PRISMA-Sc. Os resultados revelaram que conhecimento elaborado sobre a temática converge para a importância da formação docente como elemento para a construção de uma educação profissional mais justa, inclusiva e democrática. A abordagem da diversidade na educação profissional depende, em grande parte, da sensibilidade e do compromisso dos professores em reconhecer e valorizar as diferenças individuais dos alunos, criando um ambiente escolar acolhedor e respeitoso. As pesquisas indicam a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas na educação profissional e os métodos de avaliação, a fim de romper com modelos tradicionais que reforçam as desigualdades e construir uma educação profissional que valorize a diversidade e promova a justiça social. Nenhuma das publicações analisadas aborda a possibilidade de se trabalhar a diversidade humana por meio da avaliação por competências. A revisão de escopo destacou a importância da formação docente e práticas pedagógicas inclusivas para promover a diversidade na educação profissional e revelou que há uma lacuna na literatura sobre como a avaliação por competências pode integrar atitudes e valores para promover a diversidade.
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