REFLEXÕES IMAGÉTICAS: ENTRE MODELO EDUCACIONAL E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
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Resumo
O presente texto tem como objetivo trazer um debate teórico acerca do modelo educacional, assim como das estéticas e identidades afim de projetar praticas pedagógicas antirracistas. Reconhecendo que historicamente a sociedade brasileira vive um ethos calcado no poder de controlar e punir, encontramos no conceito do panóptico foucaultiano alguns desdobramentos nos cotidianos escolares. No decorrer deste ensaio debateremos três principais tópicos, que se dedicarão a entender as complexidades do modelo escolar brasileiro e suas relações com o sistema panóptico sob a égide da suposta democracia racial; elencando os movimentos estéticos e identitários que promovem fluxos de reflexão e conscientização sobre a situação de negras e negros no Brasil, para pôr fim tecer possiblidades pedagógicas relacionadas as produções imagéticas que tentam desequilibrar o paradigma panóptico da educação brasileira. Com isso apresentaremos algumas provocações pedagógicas através de materiais imagéticos que possam impulsionar corpos e mentes nos cotidianos de escolas à mudança.
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