MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: POSICIONAMENTO DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERAL (2019-2020)
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Resumen
O presente texto debate a militarização das escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é analisar os posicionamentos de docentes sobre a militarização das escolas nas quais atuam no Distrito Federal, no período compreendido entre 2019 e 2020. Questionamos: o que pensam os professores sobre a militarização das escolas públicas no DF? A partir da realização de uma pesquisa de natureza qualitativa, tipo exploratório e pautada na realização de entrevistas semiestruturadas, foram ouvidos 17 docentes, atuantes em escolas públicas militarizadas, demonstrando posicionamentos favoráveis e contrários. Esses posicionamentos foram categorizados em três aspectos: i) resistência à militarização; ii) educação na escola militarizada; e iii) reprodução da subordinação e vulnerabilidade social. Nossos resultados mostram que esse processo impacta a autonomia e o pensamento crítico, desenvolvendo mudanças substanciais na cultura e identidade dos ambientes escolares. Concluímos que são necessários investimentos públicos em educação de qualidade e formação continuada aos professores, em contraposição à subordinação servil representada pelo processo de militarização das escolas públicas brasileiras.
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