DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR

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Thais Aparecida Santos
Amaral Rodrigues Gomes
Erliandro Felix Silva
Tales Douglas Moreira Nogueira
Paula Aparecida Diniz Gomides

Resumo

A pesquisa em tela enfoca as dificuldades enfrentadas por docentes, durante a pandemia de Covid-19, no que tange à saúde mental, visto que o período desencadeou diferentes transtornos. O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados pelos docentes, com o advento da pandemia de Covid-19,  a relação entre as tecnologias digitais e a aprendizagem, bem como, o impacto da sobrecarga de trabalho no desempenho docente e saúde mental. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e tipo exploratório, com a revisão bibliográfica como principal instrumento. A análise se estabelece por meio da utilização  do software Atlas.ti e da Análise de Conteúdo, com a construção de indicadores que ressaltam desafios e oportunidades no trabalho com a saúde mental dos docentes durante e após a pandemia. Diante da execução da pesquisa, nossos resultados mostram que as adequações no trabalho docente não fomentaram a equidade e ações voltadas à saúde mental. Em decorrência da falta de mecanismos adequados para a elaboração de qualidade de acesso nos meios digitais, as jornadas docentes foram duplicadas, com a descontextualização da produtividade e efetividade do trabalho. Em conclusão, as condições de trabalho diante da pandemia foram atravessadas por características emocionais, organizacionais e contextuais, impactando o adoecimento no trabalho nas esferas pessoal, social e institucional. Em função disso, o período pós-pandêmico deve ser subsidiado com ações de enfrentamento do adoecimento e exaustão profissional, além da (re)estruturação das condições de trabalho e acolhimento.

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Como Citar
SANTOS, T. A. . .; GOMES, A. R. . .; SILVA, E. F.; NOGUEIRA, T. D. M. .; GOMIDES, P. A. D. DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 462–485, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11177214. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4104. Acesso em: 27 jul. 2024.
Seção
Ensaios

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