ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA BNCC

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Manoel dos Santos Costa
Elizabeth da Silva Marques
Magno Andris Costa Pereira
Marcia Valéria Melo e Silva

Resumo

O presente texto foi organizado a partir de um estudo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de entender o “que” e “como” se deve ensinar Geometria nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades referentes aos objetos de conhecimento dessa temática. Trata-se, portanto, de um ensaio científico de natureza exploratória, descritiva e explicativa, de cunho bibliográfico, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que, entre outros, inclui os documentos oficiais da educação. De acordo com a BNCC, documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes da Educação Básica, e que orienta a elaboração de currículos e propostas pedagógicas para esse nível de ensino, a Geometria nos primeiros anos da escolarização visa ao desenvolvimento do pensamento geométrico, fundamental para a análise de propriedades e a elaboração de conjecturas. O estudo possibilitou concluir que a Geometria estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e, consequentemente, o raciocínio geométrico. Sendo assim, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, deve-se trabalhar com situações relacionadas à forma, dimensão e direção, pois o objetivo dessa temática nesse nível de ensino está coerente com o sentido de se trabalhar com localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.   

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Como Citar
COSTA, M. dos S.; MARQUES , E. da S. . .; PEREIRA , M. A. C. .; SILVA, M. V. M. e. ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA BNCC . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 385–401, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10023546. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2380. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Ensaios

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