GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

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Maria Carmem Silva Batista

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as contribuições do uso da gamificação como estratégia para a formação de leitores literários, investigando as potencialidades e limitações desta estratégia quando aliada ao trabalho com literatura. A percepção da necessidade de usar novas tecnologias e metodologias ativas como a gamificação, para favorecer a formação de leitores no contexto educacional brasileiro, é justificativa deste trabalho, que defende a leitura literária como agente de transformação dos indivíduos. Como fundamentação teórica da pesquisa, utilizou-se autores como Lima (2023), Kok (2022), Antonietti (2022), Moreira (2018), Moran (2018), dentre outros para tratar dos conceitos e especificidades sobre avanços tecnológicos, leitura, literatura e gamificação. A metodologia  teve foco no estado da arte, onde realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, para mapear e elencar as produções acadêmicas nos últimos cinco anos, sobre a relação da gamificação e formação de leitores literários. No percurso encontramos quatro pesquisas dentro da nossa temática e concluímos que todas avaliam como positiva a utilização da gamificação na formação do leitor literário.

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Como Citar
BATISTA, M. C. S. GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 251–269, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7811305. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1126. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Ensaios

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