APEGO EMOCIONAL E CONFIANÇA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM UM CONTEXTO PRÉ-PANDÊMICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Júlio Cesar Lopes de Souza
Gerson Tontini

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a relação entre a qualidade docente percebida pelos estudantes e a intenção de permanência na instituição de ensino, bem como a relação mediada pela confiança e apego emocional. Foram abordadas três perspectivas da qualidade docente: acadêmica, profissional e pedagógica. Variáveis de controle, como a percepção discente sobre a qualidade estrutural e a capacidade financeira dos estudantes, também foram incluídas na análise. A motivação para este estudo originou-se da necessidade de considerar aspectos subjetivos e emocionais na intenção de permanência dos estudantes universitários, bem como da falta de um modelo integrador dos elementos envolvidos. Para testar o modelo proposto, informações foram coletadas em cinco instituições de ensino superior em Santa Catarina, com a participação de 224 estudantes do primeiro ano. Os dados foram analisados por meio de técnicas como análise fatorial confirmatória (AFC), modelagem de equações estruturais (MEE) e testes de mediação (path). Os resultados principais indicam que as hipóteses mediadas pelo apego emocional foram confirmadas, desde que levada em conta a confiança dos estudantes na instituição de ensino. Este estudo, portanto, contribui para a compreensão dos fatores que influenciam a intenção de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior e destaca a importância da qualidade docente e do apego emocional nesse contexto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, J. C. L. de; TONTINI, G. APEGO EMOCIONAL E CONFIANÇA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM UM CONTEXTO PRÉ-PANDÊMICO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 139–157, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7807061. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1116. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ASAMENECH, A. The effect of service quality on customer satisfaction: in selected private banks: Debre Birhan Adminstration city in focus (Doctoral Thesis in Administration). Debre Birhan: DBU, 2020.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. “Não havia outra saída: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior”. Psico-USF, vol. 14, n. 1, 2009.

BEAN, J.; EATON, S. B. “The psychology underlying successful retention practices”. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, vol. 3, n. 1, 2001.

BAUTISTA FLORES, E. Factores de permanencia en el primer año de ingreso de estudiantes universitários. Ciudad de Juárez: Editorial UNAJ, 2020.

BRAXTON, J. M. et al. Rethinking college student retention. New York: John Wiley and Sons, 2013.

BRAXTON, J. M.; HIRSCHY, A. S.; MCCLENDON, S. A. “Understanding and reducing college student departure”. ASHE-ERIC Higher Education Report, vol. 30, n. 3, 2011.

BURGER, A. Factors and experiences related to the academic success of students in the Faculty of the Humanities (Doctoral Thesis in Administration). Bloemfontein: UFS, 2017.

CABRERA, A. F.; NORA, A.; CASTAÑEDA, M. B. “The role of finances in the persistence process: a structural model”. Research in Higher Education, vol. 33, n. 5, 1992.

CHRISTIE, H. et al. “A real rollercoaster of confidence and emotions: learning to be a university student”. Studies in Higher Education, vol. 33, n. 5, 2008.

CUNHA, L. A. “O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado”. Educação e sociedade, vol. 28, n. 100, 2007.

DA SILVA NIEHUES, A. L. et al. “Nível de alfabetização financeira pessoal de estudantes universitários brasileiros”. Revista de Gestão e Secretariado, vol. 14, n. 3, 2023.

DUTRA-THOMÉ, L. Emerging adulthood in southerns Brazilians from differing socioeconomic status: social and subjetive markers (Doctoral Thesis in Administration). Porto Alegre: UFRGS, 2013.

FÁVERO, J. D.; PARISOTTO, I. R. S.; CARVALHO, L. C. “A comunicação científica sobre sustentabilidade ambiental em administração no Brasil”. Revista de Educação, Ciência e Cultura, vol. 21, 2016.

FERREIRA, T. C. R. et al. “O ensino superior no Brasil: uma análise de dados dos alunos concluintes”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 26, 2022.

GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil (Dissertação de Mestrado em Educação). Brasília: UnB, 2005.

GARCIA SOTO, G. Y.; GARCIA LOPEZ, R. I.; LOZANO RODRIGUEZ, A. “Calidad en la educación superior en línea: un análisis teórico”. Educación, vol. 44, n. 2, 2020.

GONZÁLEZ, K. P.; STONER, C.; JOVEL, J. E. “Examining the role of social capital in access to college for Latinas: toward a college opportunity framework”. Journal of Hispanic Higher Education, vol. 2, n. 2, 2003.

GRIPA, S.; LOPES DE SOUZA, J. C.; GOMES, G. “A sala de aula como ambiente da diversidade cultural: percepção dos estudantes universitários”. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, vol. 12, n. 1, 2019.

GRISAFFE, D. B.; NGUYEN, H. P. “Antecedents of emotional attachment to brands”. Journal of business research, vol. 64, n. 10, 2011.

HENNIG-THURAU, T.; LANGER, M. F.; HANSEN, U. “Modeling and managing student loyalty: an approach based on the concept of relationship quality”. Journal of Service Research, Thousand Oaks, vol. 3, n. 4, 2001.

HOWARD, J. A.; SHETH, J. N. The theory of buyer behavior. New York: Wiley, 1969.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação institucional externa: subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14/03/2023.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14/03/2023.

KOOHSAR, A. A. H.; BONAB, B. G. “Relation among quality of attachment, anxiety and depression in college students”. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 30, 2011.

MACEDO BERGAMO, F. V.; GIULIANI, A. C.; LAGO ATTADIA GALLI, L. C. “Modelo de lealdade e retenção de alunos para instituições do ensino superior: um estudo teórico com base no marketing de relacionamento”. Brazilian Business Review, vol. 8, n. 2, 2011.

MALÄR, L. et al. “Emotional brand attachment and brand personality: the relative importance of the actual and the ideal self”. Journal of Marketing, vol. 75, n. 4, 2011.

MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil (Tese de Doutorado em Contabilidade). São Paulo: USP, 2011.

MITCHELL, K. J. et al. “Testing teacher candidates: the role of licensure tests in improving teacher quality”. Washington: National Academy Press, 2001.

MOSALA, P. R. Post purchase behaviour (cognitive dissonance) amongst students at a selected higher education institution (Doctoral Thesis in Technologic). Johannesburg: DUT, 2007.

NAIRZ-WIRTH, E.; FELDMANN, K. “Teachers’ views on the impact of teacher–student relationships on school dropout: a Bourdieusian analysis of misrecognition”. Pedagogy, Culture and Society, vol. 25, n. 1, 2017.

NOOTEBOOM, B.; SIX, F. (ed.). The trust process in organizations: empirical studies of the determinants and the process of trust development. London: Edward Elgar Publishing, 2003.

OWLIA, M; ASPINWALL, E. “A framework for the dimensions of quality in higher education”. Quality Assurance in Education, vol. 4, n. 2, 1996.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. “Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perc”. Journal of Retailing, vol. 64, n. 1, 1988.

PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. “Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática”. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 5, n. 11, 2019.

RAUSCHNABEL, P. et al. “Who loves brands? Exploring the relationship between personality, interpersonal love, and brand love”. Proceedings of the European Marketing Academy. Search Conferences. Istanbul: EMAC, 2013.

SANTOS, B. S.; SANTOS, P. K.; DAVOGLIO, T. R. “A Percepção dos Estudantes sobre o Abandono e a Permanência na Educação Superior”. In: SANTOS, B. S. et al. (orgs.). Una Visión Integral del Abandono. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2013.

SCHIRMER, S. N.; TAUCHEN, G. “Políticas públicas de enfrentamento da evasão na educação superior brasileira: um estudo do estado da arte”. Revista @mbienteeducação, vol. 12, n. 3, 2019.

SEIDMAN, A. Minority student retention: the best of the ‘Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice. New York: Routledge, 2019.

SHULMAN, L. S. et al. “Reclaiming education’s doctorates: A critique and a proposal”. Educational Researcher, vol. 35, n. 3, 2006.

SILVA, L. G. A.; FERREIRA, S.; OLIVEIRA, J. F. “O planejamento educacional no Brasil: políticas, movimentos e contradições na gestão dos sistemas municipais”. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, vol. 30, n. 1, 2014.

SILVA FILHO, R. L. L. E. et al. “A evasão no ensino superior brasileiro”. Cadernos de Pesquisa, vol. 37, n. 132, 2007.

SILVEIRA, A. P. et al. “Da perfomatividade à práxis: por um novo modelo de formação docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

SLOMSKI, V. G. et al. “Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de Ciências Contábeis”. Revista Universo Contábil, vol. 9, n. 4, 2013.

SOLÓRZANO-MENDOZA, Y. D. “La psicopedagogía, una necesidad docente en la Educación Superior actual”. Polo del Conocimiento, vol. 2, n. 11, 2017.

TEZA, P. et al. “Ideias para a inovação: um mapeamento sistemático da literatura”. Gestão e Produção, vol. 23, 2015.

TINTO, V. Leaving College: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: UCP, 1993.

TONTINI, G.; WALTER, S. A. “Antecedentes da qualidade percebida de um curso de Administração: uma Abordagem não linear”. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol. 13, n. 40, 2011.

WEBBER, K. L.; KRYLOW, R. B.; ZHANG, Q. “Does involvement really matter? Indicators of college student success and satisfaction”. Journal of College Student Development, vol. 54, n. 6, 2013.

WEST, D. et al. “Higher education teachers’ experiences with learning analytics in relation to student retention”. Australasian Journal of Educational Technology, vol. 32, n. 5, 2016.