A (DES)CONTINUIDADE DAS ESCOLAS-CÍVICO MILITARES APÓS AS ELEIÇÕES DE 2022

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Silvia Diener Cavalcanti
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Klaus Schlünzen Junior

Resumen

O presente estudo parte do entendimento crítico/analítico sobre um programa educacional específico: o programa escola cívico-militares e sua continuidade ou não face à eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2023. A implantação das escolas cívico-militares fez parte do programa de governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2018–2022). A narrativa pretende estabelecer um diálogo crítico e analítico sobre as bases do programa em confronto com a educação emancipatória. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório e descritivo calcado na revisão narrativa da literatura, em que se utilizou a base de dados do Portal de Periódicos da Capes, Scielo, Google Acadêmico e especialmente periódicos da Revista Ioles. Foram selecionados e analisados um total de 15 (quinze) artigos ou teses a partir da combinação dos seguintes descritores: educação emancipatória, escolas cívico-militares, política educacional e direitos humanos. Em que pese o distanciamento das políticas públicas entre os governos Bolsonaro e Lula e apesar das críticas da comunidade acadêmica, evidenciou-se que o programa encontra-se em processo de análise pela pasta ministerial e pelo próprio governo federal.  

Detalles del artículo

Cómo citar
CAVALCANTI, S. D. .; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. A (DES)CONTINUIDADE DAS ESCOLAS-CÍVICO MILITARES APÓS AS ELEIÇÕES DE 2022. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 114–125, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7723170. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/967. Acesso em: 18 dic. 2024.
Sección
Ensayos

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