O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: ESVAZIAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA E NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho objetiva analisar a desvalorização do papel da escola pelo Programa Mais Educação no que diz respeito à sua função precípua de transmitir o conhecimento científico produzido historicamente pela humanidade. A pesquisa analisou documentos oficiais e realizou entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no processo de implantação do programa na região da Zona da Mata, em Rondônia. O ideário pós-moderno que nega a importância da transmissão dos conhecimentos científicos e o papel da escola de transmitir os conteúdos universais está presente nos fundamentos do Programa Mais Educação, em nome da criação de “redes de aprendizagem” e “territórios educativos” que se estenderiam por toda a cidade. Na prática, não há infraestrutura básica, os monitores são voluntários e não recebem formação, não há melhora na apropriação de conhecimentos e os alunos são estigmatizados por sua condição social. Coordenadores, diretores, professores e monitores destacam a forma autoritária como foi implantado o Programa Mais Educação, e não o consideram uma proposta com uma prática de educação integral e criticam sua natureza focalizadora.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BRASIL. Manual das escolas sustentáveis. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.
BRASIL. Manual operacional de educação integral. Brasília: Ministério da Educação, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.
BRASIL. Resolução n. 4, de 31 de março de 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.
BRASIL. Territórios educativos para a educação integral. Brasília: Ministério da Educação, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.
DUARTE, N. “A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural”. Educação e Pesquisa, vol. 32, n. 3, 2006.
DUARTE, N. “O debate contemporâneo das teorias pedagógicas”. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
DUARTE, N. “Relações entre ontologia e epistemologia e a reflexão filosófica sobre o trabalho educativo”. In: DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Editora Autores Associados, 2008.
EAGLETON, T. “De onde vêm os pós-modernistas?” In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (orgs.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.
SILVA, P. A. D. Repercussões das concepções pedagógicas nas políticas educacionais em Rondônia entre 1995 e 2010 (Dissertação de Mestrado em Educação). Porto Velho: UNIR, 2011.
WATANABE, M. Mapa dos Municípios que constituíram o campo de pesquisa. Rondônia: UNIR, 2017.
WOOD. E. M. “Em defesa da história: o marxismo e a agenda pós-moderna”. Crítica Marxista, n. 3, 1996.