A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE TERRITORIAL
Contenido principal del artículo
Resumen
Considerando a sua dimensão espacial, a cidadania tornou-se uma discussão para a Geografia, pois a Educação Geográfica contribui para a discussão cidadã, já que possibilita ao sujeito uma leitura crítica do mundo com base em uma abordagem territorial, permitindo que os sujeitos se compreendam como cidadãos, dotados de direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal de 1988. O moderno conceito de cidadania, surgido na Inglaterra estabeleceu os direitos civis, políticos e sociais como base para um ideal de cidadania a ser almejado. Desde então, o conceito passou a ser amplamente discutido e (re)visitado. No Brasil, no período pós-redemocratização, a discussão sobre o conceito de cidadania se fez evidente nos documentos norteadores da educação brasileira, consolidando um movimento que visa ressaltar o papel da educação na formação cidadã, para a qual se considera a importância da Geografia.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ADORNO, T. Educação e Emancipação. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
BARBOSA, R. A. Escola e Cidadania nas diretrizes das políticas educacionais para a educação básica (Dissertação de Mestrado em Educação). Minas Gerais: UFMG, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.
CALLAI, H. C. A formação do professor da geografia: o professor. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2013.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2021.
CASTELLAR, S. “A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar”. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. “A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã”. Anais do XIII Colóquio Internacional de Geocrítica. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014.
DANTAS, H. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.
DEON, A. R.; CALLAI, H. C. “A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania”. Revista Contexto e Educação, vol. 33, n. 104, 2018.
DUBET, F. “Mutações cruzadas: a cidadania e a escola”. Revista Brasileira de Educação, vol. 16, n. 47, 2011.
JORDÃO, G. F. “A reestruturação urbana, o direito à cidade e a geografia escolar”. In: STRAFORINI, R. et al. (orgs.). Políticas Educacionais e Ensino de Geografia: sentidos de currículo, práticas e formação docente. São Paulo: Paco Editorial, 2020.
MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1967.
PERRENOUD, P. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.
REGO, N.; COSTELLA, R. Z. “Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos”. Revista Signos Geográficos, vol. 1, 2019.
SANTOS, M. “Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, vol. 21, 1996.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da USP, 2007.
SILVA, D. J. “O ensino de Geografia e a formação para a cidadania: possibilidades e desafios”. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.
TONET, I. “Educar para a cidadania ou para a liberdade?” Perspectiva, vol. 23, n. 2, 2005.