A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE DELEUZE E DA FILOSOFIA: CRIAR, RESSIGNIFICAR E APRENDER EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO MENOR

Contenido principal del artículo

João Camilo Sevilla

Resumen

O presente trabalho pretende se debruçar sobre a contribuição de Gilles Deleuze à sociedade e, também, ao campo educacional. Objetiva-se discorrer acerca do papel que outros pensadores tiveram na obra e na vida do filósofo francês, com a apresentação e a reflexão a respeito do pensamento de outros ícones do mundo da filosofia que pavimentaram um caminho que reconfigurou o fazer e o compreender filosofia de que a sociedade hoje dispõe. Este artigo se propõe, também, a comentar as ideias que Deleuze fundou na área de estudos à qual se dedicou durante toda vida; os vocábulos conceitos e rizoma, entre outros étimos nos quais o filósofo se aprofundou, também serão objetos de estudo do artigo em questão. A educação e a forma como ela dialoga com a vida e a obra de Gilles Deleuze também constituirão o campo de pesquisa a que este trabalho pretende se dedicar, com o objetivo de alargar um debate sobre a educação que carece de uma multiplicidade de opiniões mais representativa, resultado, talvez, da pouquíssima exploração do método deleuziano na área de educação – pelo menos em território brasileiro.

Detalles del artículo

Cómo citar
SEVILLA, J. C. A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE DELEUZE E DA FILOSOFIA: CRIAR, RESSIGNIFICAR E APRENDER EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO MENOR. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 35, p. 09–21, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7317491. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/754. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ALLIEZ, E. Da Impossibilidade da Fenomenologia: sobre a filosofia francesa contemporânea. São Paulo: Editora 34, 1996.

BADIOU, A. Deleuze – o clamor do ser. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1997.

BALEN, R. M. L. V. Sujeito e identidade em Nietzsche. Rio de Janeiro: Editora UAPÊ, 1999.

BARROZO, B. S.; SENHORAS, E. M. “Escola sem Partido para Quem?” Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 27, 2022.

CARVALHO, J. D. O Anti-Édipo: O social e o desejo em Deleuze e Guattari. Mente, Cérebro & Filosofia, agosto, 2007.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G. Em que a filosofia pode servir a matemáticos, ou mesmo a músicos. Educação & Realidade, vol. 27, n. 2, 2002.

DELEUZE, G. Pourparlers. Paris: Editora Les Éditions de Minuit, 1990.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1987.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Capitalisme et Schizophrénie: mille plateaux. Paris: Editora Minuit, 1980.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka – Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Editora Imargo, 1977.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Dialogues. Paris: Editora Flammarion, 1997.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, M. Theatrum Philosophicum. In: Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2000.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003.

KANT, I. Manual dos cursos de Lógica Geral. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MACHADO, R. Deleuze e a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1990.

MARX, K. Teses sobre Feuerbach, em anexo a ideologia alemã. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

NEGRI, A. Exílio. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998.

PRADO JÚNIOR, B. A Idéia de Plano de Imanência. Folha de São Paulo [1997]. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 10/06/1997.

SEVILLA, Joao Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea (Dissertação de Mestrado em Educação). Niterói: UFF, 2018.

VASCONCELLOS, J. L. R. “Gilles Deleuze, uma filosofia da diferença”. Mente & Cérebro & Filosofia, agosto, 2007.

VASCONCELLOS, J. L. R. “Imanência e vida filosófica”. Mente & Cérebro & Filosofia, agosto, 2007.