RELAÇÃO ENTRE A LÓGICA INTERNA E O MÉTODO SITUACIONAL NO ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS
Contenido principal del artículo
Resumen
A Praxiologia Motriz (PM) consiste numa teoria científica que visa desvelar a lógica interna de situações motrizes. O conceito de Lógica Interna (LI) está cada vez mais presente no campo da Educação Física, especialmente nos estudos e pesquisas sobre o ensino dos esportes e na Base Nacional Comum Curricular. O método situacional, elaborado por Pablo Juan Greco, consiste na principal orientação de ensino de Jogos Esportivos Coletivos (JECs). O objetivo deste estudo foi compreender como se dá a relação entre as estruturas funcionais e as etapas do método situacional, com as características do sistema de classificação CAI de Pierre Parlebas. Para tanto, realizou-se uma análise teórica exploratória e explicativa, visando registrar e analisar conceitos atinentes a duas teorias caras para a Educação Física: teoria do jogo (Praxiologia Motriz) e método de ensino (Método Situacional). Nessas temáticas buscou-se o desenvolvimento teórico atualizado e publicado em revistas de alto impacto. Considerando os parâmetros utilizados pela PM, foi realizada uma análise praxiológica interpretativa do método situacional. Os resultados apontam para a relevância do método situacional, não somente para os JECs, mas para mais cinco grupos do sistema de classificação CAI. Ao agregarmos a LI no método foi possível identificar as características de cada um dos momentos, possibilitando um olhar mais criterioso para as estruturas funcionais e para cada momento do método situacional, evidenciando um importante passo no aprofundamento deste método.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BORTOLETO, M. A. C.; RIBAS, J. F. M.; SARAVÍ, J. R. “A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física”. Conexões, vol. 18, 2023
COLLARD, L. et al. “The Blugill Game: how do team and individual sports specialists play the Bluegill Game”. Preprints, vol. 1, 2024.
COSTA, M. S. et al. “Orientações didático-pedagógicas para o ensino de geometria nos dois primeiros anos de ensino fundamental no contexto”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
DALLA NORA, D. et al. “Praxiologia Motriz, trabalho pedagógico e didática na Educação Física”. Movimento, vol. 22, n. 4, 2016.
FAGUNDES, F. M.; RIBAS, J. F. M. “A dinâmica do voleibol sob as lentes da Praxiologia motriz: uma análise praxiológica do levantamento”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, vol. 25, n. 3, 2017.
FOLLMANN, N. A sistematização da lógica interna do futsal a partir da Praxiologia Motriz (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Santa Maria: UFSM, 2019.
GÓMEZ, O. R. O. et al. “Teaching Games for Understanding (TGfU) un método de enseñanza comprensiva en educación física: Revisión Sistemática de los últimos 5 años”. Retos, vol. 48, 2023.
GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O Ensino Dos Jogos Desportivos. Porto: Universidade do Porto, 1998.
GRECO, P. J. “Origem das Estruturas Funcionais”. WhatsApp [2025].
GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
GRECO, P. J.; PERI, A.; TREJO SILVA, A. “Métodos de Enseñanza del handball: Qué caminos llevan a cuáles resultados?”. In: PERI, A.; TREJO SILVA, A., Manual de handball: fundamentos y contenidos básicos del deporte. Montevideo: Universidad de la República. Comisión Sectorial de Enseñanza, 2024.
JATOBÁ, T. D. N.; MENEZES, R. P. “References by teaching approaches and transfers to the game: the view of handball players”. Journal of Physical Education, vol. 32, n. 1, 2021.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
LAGARDERA, F.; LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.
LANES, B. M. et al. “Praxiologia motriz: novas proposições para o treinamento dos jogos esportivos coletivos”. Motrivivência, vol. 30, n. 54, 2018.
LAVEGA, P. et al. “Reflection-on-action learning through traditional games. The case of la pelota sentada/sitting ball”. Culture and Education, vol. 30, n. 1, 2018.
MARTÍNEZ-SANTOS, R.; NUBIOLA, J. “Signe, science et jeux sportif: esquisse de sémiotricité triadique”. Semiótica, vol. 2022, n. 248, 2022.
MARTÍN-MARTÍNEZ, D. et al. “Relationships, Decisions, and Physical Effort in the Marro Traditional Sporting Game: A Multimodal Approach”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 20, 2021.
MAZZARDO, T. et al. “TGfU in the teaching of handball at school: impacts on the motor coordination and technique in the game”. Motriz, vol. 28, 2022.
MENEGALDO, F. R. et al. “A produção científica fundamentada na Praxiologia Motriz: características e horizontes”. Movimento, vol. 30, 2024.
MENEZES-FAGUNDES, F. et al. “Effect of court dimensions on continuity in small-sided volleyball”. Apunts: Educació Física y Esports, vol. 159, n. 7, 2025.
MENEZES-FAGUNDES, F. et al. “Teaching for Understanding the internal logic of sports: a perspective based on teaching games for understanding and motor praxiology”. Movimento, vol. 27, 2021.
PARLEBAS P. Contribution à un Lexique Commenté en Science de l'Action Motrice. Paris: INSEP, 1981.
PARLEBAS, P. “Educação Física e Praxiologia Motriz: 60 anos depois”. Revista Kinesis, vol. 42, n. 1, 2024.
PARLEBAS, P. Jeux traditionnels, sports et patrimoine culturel. Paris: L´harmattan, 2016.
PARLEBAS, P. Jeux, Sports et Sociétés: lexique de Praxéologie Motrice. Paris: INSEP, 1999.
PASQUA, L. P. M.; ROSA, C. F.; BORTOLETO, M. A. C. “(Re)imagining capoeira: a study of Carybé’s illustrated book Jogo da Capoeira (1951)”. Sport in Society, vol. 26, n.9, 2023.
PLA-PLA, P.; LAVEGA-BURGUÉS, P.; OCÁRIZ, U. S. “Use of Pedagogical Interventions to Improve Well-Being in Physical Education: A Pilot Study”. In: PIC, M. Promoting Sustainable Development Goals in Physical Education: The Role of Motor Games. London: IGI Global Scientific Publishing, 2025.
PRODANOV C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Editora da Feevale, 2013.
QUEIROZ, M. S. F. et al. “Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos”. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, vol. 12, n. 50, 2021.
REZER, R. A prática pedagógica em escolinhas de futebol/futsal: possíveis perspectivas de superação (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Florianópolis: UFSC, 2003.
RIBAS, J. F. M. Contribuições da Praxiologia Motriz para a Educação Física escolar - Ensino Fundamental (Tese de Doutorado em Educação Física). Campinas: UNICAMP, 2002.
RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: Editora da Unijuí, 2014.
RIBEIRO, L. C.; FIGUEIREDO, L. S.; GRECO, P. J. “Análise descritiva de um programa de treinamento no handebol com base na Iniciação Esportiva Universal”. Educación Física y Ciencia, vol. 26, n.2, 2024.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
SCHMIDT, V. A. O.; RIBAS, J. F. M. “Identification and description of the sociomotor sub-roles and the Ludogram of Brazilian jiu-jitsu”. Frontiers In Sports And Active Living, vol. 5, 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
SILVA, W. J. B. et al. “Objective and subjective assessment of declarative tactical knowledge among young female basketball athletes throughout a season”. Journal of Physical Education and Sport, vol. 23, n. 6, 2023.
TREJO SILVA, A. “La construcción del juego colectivo”. In: PERI, A.; TREJO SILVA, A. Manual de handball: fundamentos y contenidos básicos del deporte. Montevideo: Universidad de la República. Comisión Sectorial de Enseñanza, 2024.
VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Por uma boa pesquisa (qualitativa): Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.