El enfado de los estudiantes en la pos pandemia

Contenido principal del artículo

Suzane Margarida Martins

Resumen

Propõe-se nesse trabalho identificar fatores que possam contribuir para esclarecer os motivos que os estudantes retornaram para o convívio social escolar com tanta inflexibilidade.  Como método realiza-se uma   pesquisa bibliográfica, utilizando o “Google Scholar” e a plataforma “Scielo Brasil”. Realiza-se assim uma análise detalhada dos resumos de cada um dos trabalhos escolhidos e conclui-se que o isolamento vivenciado pelos estudantes, em associação ao medo, luto e problemas psicológicos entre outros acentuaram a inflexibilidade levando a violência escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
MARTINS, S. M. El enfado de los estudiantes en la pos pandemia. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 33, p. 95–100, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7059861. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/716. Acesso em: 20 may. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002.

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2003.

CLUVER, L.; LACHMAN, J. M.; SHERR, L.; WESSELS, I.; KRUG, E.; RAKOTOMALALA, S.; MCDONALD, K. “Parenting in a time of COVID-19”. The Lancet, vol. 395, e64, 2020.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 1991.

MELO, Í. As consequências da pandemia (COVID-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior). Goiânia, Campus Ipameri: Instituto Federal Goiano, 2020.

ORNELL, F.; SCHUCH, J. B.; SORDI, A. O.; KESSLER, F. H. P. “‘Pandemic fear’ and COVID-19: mental health burden and strategies”. Brazilian Journal of Psychiatry, vol. 42, n. 3, 2020.

PAULA E SILVA, J. M. A.; SALLES, L. M. F. “A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção”. Educar em Revista, vol. 2, 2010.

PLATT, V. B.; GUEDERT, J. M.; COELHO, E. B. S. “Violência contra crianças e adolescentes: notificações e alerta em tempos de pandemia”. Revista Paulista de Pediatria, vol. 39, 2020.

SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. M. “Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”. Estudos de Psicologia, vol. 37, e200063, 2020.

SENHORAS, E. M. “Covid-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

SOCIOLOGIAS, C. E.; CHARLOT, B. “A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão”. Sociologias, vol. 4, n. 8, 2008.

SPÓSITO, M. P. “Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil”. Educação e Pesquisa, vol. 27, 2001.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. “Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas”. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, n. 41, 2014.