TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE DESIGN EM MEIO À PANDEMIA

Contenido principal del artículo

Lucas Schwartz dos Anjos
Taline Sabany Velasques
Raquel Martins Fernandes
Igor Radtke Bederode
Luciane Albernaz de Araujo Freitas

Resumen

A pandemia de coronavírus causou impactos significativos na sociedade. Na educação, levou ao fechamento das escolas e à adoção do Ensino Remoto Emergencial para a continuidade das aulas no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Professores e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente ao novo cenário que trouxe novos desafios e oportunidades, impulsionando e evidenciando a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo identificar como o uso das TDIC apoiou os processos de ensinagem em meio à pandemia e quais as consequências do seu uso no retorno ao ensino presencial. Através de um processo metodológico de caráter qualitativo e exploratório, realizou-se um estudo de caso, com aplicação de questionário aos professores e estudantes e posterior análise dos dados obtidos através da análise de conteúdo. Como conclusão da pesquisa, foi possível perceber que a educação mediada por TDIC é potencializadora de uma aprendizagem colaborativa, entre todos os envolvidos, em prol de relações mais horizontais. Além disso, os resultados também suscitam reflexões sobre as possibilidades de utilização e os caminhos futuros a serem explorados.

Detalles del artículo

Cómo citar
ANJOS, L. S. dos .; VELASQUES, T. S.; FERNANDES, R. M. .; BEDERODE, I. R.; FREITAS, L. A. de A. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE DESIGN EM MEIO À PANDEMIA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 63, p. 449–477, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15330860. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7023. Acesso em: 9 may. 2025.
Sección
Artículos

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

BEDERODE, I. Docência em tempos de pandemia: Análise do perfil, do entendimento e da ação dos professores do curso técnico de nível médio em Eletromecânica - IFSul/Câmpus Pelotas frente às atividades pedagógicas não presenciais (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Formação Pedagógica para Graduados Não-licenciados). Pelotas: IFSUL, 2021.

BRITO, F. S. D.; SALES, V. H. G. “A Ferramenta Metodológica WEBQUEST como suporte de ensino e de aprendizagem à Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, vol. 3, n. 7, 2022.

CANÁRIO, R. “A escola: das “promessas” às “incertezas””. Educação Unisinos, vol. 12, n. 2, 2006.

CARRINGTON, A. “Pedagogy Wheel - Não é sobre apps, é sobre Pedagogia”. Portal Eletrônico PUCPR [2022]. Disponível em: . Acesso em: 02/01/2022.

COMI, S. L. et al. Technology integration in schools: the role of organizational factors. Computers Education, vol. 105, 2017.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage Publications, 2018.

DENZIN, N. K. The research act: A theoretical introduction to sociological methods. New York: Routledge, 2017.

DILLENBOURG, P. et al. “The evolution of research on computer-supported collaborative learning”. In: DAHL, J. Technology-enhanced learning. Dordrecht: Springer, 2009.

ENCARNAÇÃO, R. O. et al. “Educação física e cinema: conteúdos didáticos e discussões sociais a partir da experiência de leitura por andaimes”. Cadernos de Pós-Graduação Uninove, vol. 20, n. 2, 2021.

GARRISON, D. R.; CLEVELAND-INNES, M. “Facilitating cognitive presence in online learning: Interaction is not enough”. The American journal of distance education, vol. 19, n. 3, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GOKHALE, A. A. “Collaborative Learning enhances critical thinking.” Journal of Technology Education, vol. 7. n. 1, 1995.

HALEEM, A. et al. “Understanding the role of digital technologies in education: A review”. Sustainable Operations and Computers, vol. 3, 2022.

IEA. International Computer and Information Literacy Study 2023. Amsterdam: IEA, 2023.

IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. “Câmpus Pelotas: Desenho Industrial”. Portal IFSUL [2019]. Disponível em: Acesso em: 08/12/2024.

MAURI, T. “O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteúdos escolares”. In: COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006.

MEANS, B. et al. “The effectiveness of online and blended learning: A meta-analysis of the empirical literature”. Teachers College Record, vol. 115, n. 3, 2013.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2020.

NUNES, P. G. et al. “A Docência nos Institutos Federais em Tempos Pandêmicos: Provocações teóricas”. Itinerarius Reflectionis, vol. 16, n. 1, 2020.

OECD - Organization for Economic Co-operation and Development. PISA 2022 Results: Learning During – and From – Disruption. Paris: OECD, 2023b.

OECD - Organization for Economic Co-operation and Development. PISA 2022 Results: The State of Learning and Equity in Education. Paris: OECD, 2023a.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods: Integrating theory and practice. London: Sage publications, 2015.

PÉREZ ECHEVERRÍA, M. P. et al. “The use of ICT in classrooms: The effect of the pandemic”. Education and Information Technologies [2025]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2025.

PUENTEDURA, R. “SAMR and TPCK: A Hands-On Approach to Classroom Practice”. HIPPASUS [2023]. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2023.

ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea: um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

RONCARELLI, R. “Educational Technology in the Post-Pandemic Era”. Proceedings of the 2023 Conference on Human Factors in Computing Systems. New York: Association for Computing Machinery, 2023.

SANTOS, K. S.; FERNANDES, R. M. “Formação Docente durante a Pandemia aa COVID-19: caracterização de vídeos do Youtube sobre competências socioemocionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, M. “O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online”. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Editora Edições Loyola, 2006.

TONDEUR, J. et al. “Understanding the relationship between teachers’ pedagogical beliefs and technology use in education: a systematic review of qualitative evidence”. Educational Research Review, vol. 22, 2017.

TORRENTES, G. C. et al. “Formação para Professores de Línguas no Contexto Pandêmico: relatos de um curso de extensão na modalidade on-line no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Digital learning and transformation of education. Geneva: UNESCO, 2024. Disponível em: . Acesso em: 28/03/2025.

WITTE, K.; FRANÇOIS, A. “Covid-19 and School Results: A Literature Review”. OECD Education Working Papers, n. 298, 2023.