BASES DA CULTURA EDUCACIONAL NO BRASIL: COLÔNIA, IMPÉRIO E PRIMEIRA REPÚBLICA
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo estuda às manifestações educativas que criariam as raízes da nossa conhecidamente precária cultura educacional, não sendo, portanto, nossa intenção reescrever nem tampouco sequer interpretar a história da educação no Brasil. O ponto principal de interesse no presente ensaio se prende à problemática dualidade estrutural da educação entre nós, fator, ao nosso ver, inerente ao conservadorismo brasileiro, de resto determinante do tipo de cultura educacional excludente que carregamos como legado histórico e como desafio a ser superado, e que, sem margem à dúvida, esta precariedade foi inscrita dentro de um caráter de classe, de modo a servir ao projeto das elites e das classes intermediárias em detrimento do subalterno e dos populares. Uma marca do passado à qual o país não consegue, mesmo em seu presente, deixar para trás.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALBUQUERQUE, M. M. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
BALEEIRO, A. Coleção Constituições brasileiras, vol. 2. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
BRASIL. Biblioteca Nacional. Acervo digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital> . Acesso em: 20/06/2022.
CERQUEIRA, G. A Questão Social no Brasil. Crítica do discurso político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1982.
COUTINHO, C. N. Cultura e Sociedade no Brasil. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990.
CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Arquivos CPDOC. Disponível em <https://cpdoc.fgv.br>. Acesso em: 20/06/2022.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora da UNESP, 2005
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora da UNESP, 2005
FAUSTO, B. A Revolução de 30. História e Historiografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FAUSTO, B. História Geral da Civilização Brasileira. Estrutura de poder e economia (1889 -1930). Tomo III – O Brasil Republicano, vol. 8. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
FAUSTO, B. História Geral da Civilização Brasileira. Sociedade e Instituições (1889 -1930). Tomo III – O Brasil Republicano, vol. 9. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.
FERNANDES, F. A revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.
FURTADO, C. A formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Coleção "Navegando pela História da Educação Brasileira”. Campinas: HISTEDBR/FE/UNICAMP, 2006. Disponível em <http://www.histedbr.fe.unicamp.br>. Acesso em: 20/06/2022.
NOGUEIRA, O. Coleção Constituições brasileiras, vol. 1. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
NUNES, E. O. A Gramática Política do Brasil: Clientelismo, Corporativismo e Insulamento burocrático. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
SHIGUNOV NETO, A. História da educação brasileira. São Paulo: Salta, 2015.
SODRÉ, N. W. Síntese de história da cultura brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
TEIXEIRA, A. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.