PROGRAMAS DE ENSINO NA ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE EM SÃO LUÍS (1900-1920): INDÍCIOS DE ADEQUAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO LOCAL AOS IDEAIS DE UMA EDUCAÇÃO MODERNA? .

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Delcineide Maria Ferreira Segadilha

Resumo

O presente trabalho inscreve-se na temática da cultura escolar com foco na organização e difusão dos sabres escolares. O debate sobre como são organizados e difundidos o que a escola ensina insere-se na discussão acerca da pertinência e legitimidade da definição do que se convenciona como relevante para ser aprendido por todos, ou não relevante, devendo ser esquecido. Desse modo, traz-se uma reflexão sobre a contribuição dos programas escolares na (des) construção do que a sociedade aprende. Uma demanda, certamente, definida pelas orientações econômico e política de viés internacional. Neste estudo comunicam-se resultados de pesquisa na qual tem-se como objetivo geral: analisar em que medida os programas de ensino implementados na Escola Modelo Benedito Leite (1900-1920) constituem indícios de adequação do ensino público local aos ideais de uma educação de caráter moderno. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória; usou-se como método de abordagem a pesquisa qualitativa, tendo-se como paradigma a História Cultural e domínio a História da Educação; como método de procedimento fez-se uso das pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, verificou-se nos programas elaborados para a Escola Modelo Benedito Leite, de todos os seis anos da educação elementar, a partir dos conhecimentos privilegiados nos programas, os elementos evidenciados pela ordem educacional moderna e pelo regime político imposto no Brasil à época.  Estes comportavam respectivamente, os caracteres científico e utilitário difundidos como ideal de educação moderna mundialmente. Concluímos que os programas de ensino da Escola Modelo Benedito Leite se constituíram indícios de adequação do ensino público local aos ideais de uma educação moderna, na medida em que difundiram um ensino de cunho científico e utilitário, elementos característicos do ideal de modernidade preconizado mundialmente. Um processo viabilizado pelo caminho da inovação educacional, no qual a Escola Modelo Benedito Leite realizou a execução da concepção educacional moderna em São Luís-MA. 

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Como Citar
SEGADILHA, D. M. F. PROGRAMAS DE ENSINO NA ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE EM SÃO LUÍS (1900-1920): INDÍCIOS DE ADEQUAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO LOCAL AOS IDEAIS DE UMA EDUCAÇÃO MODERNA? . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 709–736, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10056513. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2428. Acesso em: 5 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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