A DUALIDADE DO DISCURSO: MATEMÁTICA E GÊNERO NA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
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Resumen
Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica numa perspectiva foucaultiana com o objetivo de discutir a produção de relações de gênero e poder a partir do enunciado homem é melhor em Matemática (do que mulher). É possível encontrar inúmeros discursos científicos ou não, que contribuem para que tal concepção persista como verdade atravessando uma história de luta. Na história, os papéis femininos e masculinos extrapolam a relação genética e reprodutiva e foram demarcadas diferenças substanciais em uma relação de poder. Diante da invisibilidade feminina, buscou-se por meio de uma análise histórica evidenciar a contribuição das mulheres na Matemática. Como resultados, percebeu-se que a dicotomia masculino/feminino com relação à Matemática não é natural, ela é construída e imposta como verdade na sociedade, e possui muitos desdobramentos. Esse enunciado provoca discursos que instauram como espaço de diferenciação as relações entre mulheres, homens e matemática, e, nessas relações, a mulher é produzida como alguém a quem falta algo ao modo masculino.
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