LIMITAÇÕES NAS ATIVIDADES DIÁRIAS DEVIDO A PROBLEMAS BUCAIS EM PROFESSORES COM ANSIEDADE
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Resumen
A saúde bucal desempenha um papel crucial na qualidade de vida, podendo impactar diretamente aspectos físicos, sociais e psicológicos dos indivíduos. Entre os profissionais da educação, questões bucais relacionadas a transtornos como a ansiedade podem influenciar o desempenho no trabalho e na realização de atividades cotidianas. Este estudo buscou avaliar a limitação na realização de atividades diárias causadas por problemas bucais em professores da rede pública de educação de Minas Gerais com ansiedade. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, transversal e analítica, conduzida no formato de websurvey com professores atuantes em escolas públicas de educação básica. A coleta de dados foi realizada entre outubro e dezembro de 2021 por meio de um formulário online. As análises descritiva e bivariada dos dados foram conduzidas utilizando o software SPSS, e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram da pesquisa 1.907 professores. Entre os participantes, 81,8% relataram não apresentar dificuldades na realização de atividades diárias devido a problemas relacionados aos dentes, boca ou dentadura, enquanto 38,6% foram identificados como ansiosos. A análise estatística revelou uma associação significativa entre ansiedade e dificuldades nas atividades diárias relacionadas a problemas bucais. Professores que frequentemente enfrentaram essas dificuldades apresentaram maiores percentuais de ansiedade, com 90,5% entre aqueles que relataram dificuldades repetidas e 75,0% entre aqueles que sempre enfrentaram tais problemas. Conclui-se que há uma associação significativa entre limitações nas atividades diárias decorrentes de problemas bucais e a presença de ansiedade em professores da rede pública de Minas Gerais. Esses achados reforçam a importância de intervenções voltadas para a saúde bucal e mental desses profissionais, com vistas à promoção de melhor qualidade de vida e desempenho laboral.
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