CULTURA MIDIÁTICA DE EDUCADORES QUÍMICOS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
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Resumen
As redes sociais constituem um meio de compartilhamento de informações e conectam pessoas em diferentes espaços e tempos. Os conteúdos dispostos, em diversos formatos, alimentam a cultura no ciberespaço, o qual acolhe as mais diferentes temáticas, inclusive voltadas ao ensino de Química. Nessa direção, o objetivo deste estudo é discutir sobre os limites e as possibilidades do uso da rede social Instagram para fins de aperfeiçoamento do trabalho de professores de Química. Para tanto, impetrou-se uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória, realizada por meio de um estudo de campo em ambientes virtuais. A seleção dos perfis, das publicações e dos comentários ocorreu mediante critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. A interpretação dos resultados seguiu-se pelo método de análise de conteúdo. Destarte, foram selecionados 04 perfis, dos quais foram evidenciadas 08 publicações e 11 comentários. A análise dos perfis demonstrou uma exploração das redes sociais para disseminar publicações de professores elaboradores de conteúdo, os quais disponibilizam aulas prontas, roteiros de práticas laboratoriais, vídeos explicativos, animações, bem como conteúdos que geram reflexões sobre a prática docente. Deste modo, há o compartilhamento de experiências pedagógicas e também uma lógica empreendedora para além das questões educativas, portanto, percebeu-se uma adesão das dinâmicas de marketing e a personalização dos perfis como estratégia de fidelização dos seguidores. Neste esteio, conclui-se que as redes sociais possuem potencial para dinamizar o acesso a recursos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho de educadores químicos, sendo necessários cuidados para a verificação da veracidade da informação. Ressalta-se que é preciso ampliar estudos nessa perspectiva.
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