OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS NO SETOR ELÉTRICO
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Resumen
O setor de energia elétrica enfrenta desafios crescentes, levando as concessionárias a adotarem estratégias diversas para melhorar a eficiência dos serviços e atender aos requisitos regulatórios. Nesse contexto, destaca-se o setor de atendimento a ordens de serviço, especialmente as emergenciais, devido ao seu alto custo e à criticidade associada à natureza e às consequências desses serviços. Este estudo visa analisar os fatores críticos que influenciam a eficiência na execução desses serviços, utilizando técnicas de modelagem matemática, especificamente o Problema de Roteamento de Veículos (PRV). O objetivo foi elaborar uma representação que reproduzisse as características essenciais do processo de despacho, trabalhando com critérios de decisão no momento em que surgem chamadas de caráter emergencial para atendimento das equipes das concessionárias quando já existe uma rota pré-estabelecida com ordens comerciais programadas. O foco central do estudo reside na análise de dois critérios de decisão: o Tempo de Espera Emergencial () e o Tempo de Espera Comercial (). A metodologia adotada envolve a aplicação da Análise Hierárquica de Processos (AHP) como uma abordagem multicritério para classificar as alternativas A modelagem desenvolvida, juntamente com a classificação das soluções alternativas, destaca a importância de considerar o tempo de espera nas decisões de atendimento, por meio de estudos de caso em um cenário de emergência com dados reais de uma concessionária de energia elétrica. A partir dos resultados apresentados, foi possível vislumbrar um contexto de tomada de decisão que contemple um compromisso entre o impacto causado no atraso das ordens comerciais com a premência de atendimento dos serviços emergenciais, ambos mensurados com os custos de tempo de espera de cada tipo de atendimento. Os cálculos mostram que nem sempre priorizar a ordem emergencial será a escolha ideal, pois há situações em que a ponderação revela que o custo de adiar o atendimento da ordem comercial é maior do que o de atrasar a ordem emergencial. Assim, os resultados práticos indicam a eficácia da combinação da metodologia AHP com o PRV no setor de distribuição de energia elétrica. Desse modo, concluiu-se que a abordagem é bastante promissora para contextos práticos, permitindo possibilidades de análises ao decisor de modo a ponderar as suas escolhas subjetivas definidas a priori.
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