CINEMA, HISTÓRIA E POLÍTICA NO BRASIL RECENTE

Contenido principal del artículo

Michel Goulart da Silva

Resumen

Discute-se neste ensaio algumas das representações cinematográficas produzidas no período final da ditadura, destacando o impacto das lutas sociais e da transição “lenta, gradual e segura”. Realiza-se a análise fílmica das obras Eles Não Usam Black-Tie e Terra Estrangeira, tendo como objetivo demonstrar que ambos apresentam elementos que se ligam às representações do período histórico em que foram produzidos.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, M. G. da . CINEMA, HISTÓRIA E POLÍTICA NO BRASIL RECENTE. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17, p. 01–05, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4699315. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/320. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

SADER, Éder. Quando novos personagens entraram em cena: experiencias, falas e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo (1970-80). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

SILVA, Michel Goulart da. “Cinema, história e política”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.

SILVA, Michel Goulart da. “Ditadura, transição e democracia na Constituição de 1988”. Aurora (UNESP), vol. 12, n. 1, 2019.

SILVA, Michel Goulart da. “O movimento estudantil e a resistência à ditadura em Santa Catarina”. Tempos Históricos, vol. 18, n. 1, 2014.

SILVA, Michel Goulart da; SILVEIRA, Ana Paula; SANTOS, Cenira. Cinema, trabalho e política na história do Brasil recente. Udesc em Ação, vol. 6, n. 1, 2012.

XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2006.