IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O E-COMMERCE DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO VAREJO CALÇADISTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jocias Maier Zanatta
Ismael Alan Halberstadt
Cristina Anita Cassol
Flavia Luciane Scherer

Resumo

Este trabalho possui como principal objetivo analisar a forma pela qual o varejo de pequeno porte foi atingido pela pandemia da Covid-19. Para tal foi utilizada uma empresa de pequeno porte localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul, que já possuía inserção no e-commerce desde 2015. Foi utilizada a abordagem de estudo de caso para o alcance dos objetivos, a coleta de dados se deu por meio de informações disponíveis no portal da SEFAZ-RS, de observações in loco e entrevistas. Nota-se que com os fechamentos do comércio de rua a empresa focal obteve um considerável aumento nas vendas pelo e-commerce entre os meses de abril e julho de 2020, porém, nos meses de agosto e setembro viu suas vendas contraírem para menos da metade em relação ao ano anterior. Surge neste ponto um resultado não esperado na pesquisa: a enorme sensibilidade que a empresa possui em relação aos operadores logísticos e marketplaces que fazem com que esta empresa focal sofresse diretamente os impactos negativos provenientes de greves dos correios e políticas de rankeamento dos anúncios dentro das plataformas como o Mercado Livre e B2W.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZANATTA, J. M.; HALBERSTADT, I. A. .; CASSOL, C. A. .; SCHERER, F. L. . IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O E-COMMERCE DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO VAREJO CALÇADISTA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 84–95, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4699350. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/313. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALEXANDRINI, F.; BASTOS, R. C. Perfil empresarial na prática do e-commerce - comercialização eletrônica (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis: UFSC, 2000.

ABCOMM - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. “Números do E-Commerce”. Portal Eletrônico da Abcomm [14/02/2020]. Disponível em: <https://abcomm.org>. Acesso em: 03/08/2020.

ABICALÇADOS - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. “Abicalçados na defesa do calçado brasileiro”. Portal Eletrônico da Abicalçados [03/10/2019]. Disponível em: <https://www.abicalcados.com.br>. Acesso em: 03/08/2020.

ABICALÇADOS - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. “Indústria de calçados arrefece queda no emprego”. Portal Eletrônico da Abicalçados [03/10/2019]. Disponível em: <https://www.abicalcados.com.br>. Acesso em: 03/08/2020.

ABICALÇADOS - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. “Setor calçadista perdeu 28,4 mil postos com pandemia”. Portal Eletrônico da Abicalçados [03/10/2019]. Disponível em: <https://www.abicalcados.com.br>. Acesso em: 03/08/2020.

BRYNJOLFSSON, E.; HU, Y.; RAHMAN, M. “Competing in the age of omnichannel Retailing”. MIT Sloan Management Review, vol. 54, n. 4, 2013.

CHEN, L.; GILLENSON, M. L.; SHERRELL, D. L. “Consumer acceptance of virtual stores: a theoretical model and critical success factors for virtual stores”. ACM SIGMIS Database: the DATABASE for Advances in Information Systems, vol. 35, n. 2, 2004.

COELHO, L. S.; OLIVEIRA, R. C.; ALMÉRI, T. M. “O crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham: a identificação da oportunidade de melhoria em uma rede de comercio eletrônico na visão do cliente”. Revista de Administração do UNISAL, vol. 3, n. 3, 2013.

CONTE, B. P. “A incidência da covid-19 nos municípios gaúchos: teriam todas condições de combater o avanço do vírus? Observatório Socioeconômico da Covid-19 [24/06/2020]. Disponível em: <https://www.ufsm.br>. Acesso em: 05/08/2020.

COTS, M. Aspectos Legais do E-commerce. Brasília: Sebrae, 2014.

DORMAN, A. J. “Omni-Channel Retail and the New Age Consumer: An Empirical Analysis of Direct-to- Consumer Channel Interaction in the Retail Industry”. CMC senior Theses, vol. 590, março, 2013.

E-COMMERCE BRASIL. “Em meio à pandemia, e-commerce brasileiro cresce 47% em abril”. [14/05/2020]. Redação E-Commerce Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br> Acesso em: 03/08/2020.

FERREIRA JUNIOR, R. R.; SANTA RITA, L. P. “Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas”. Cadernos de Prospecção, vol. 13, n. 2, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. New Jersey: John Wiley & Sons Inc, 2017.

LEMOS, F.; GÓES, L. “Avaliação do comportamento de consumidores no processo de decisão de compra no M-Commerce e no E-Commerce”. Anais Principais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Goiânia: SBC, 2015.

LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: O Marketing na Internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.

MCKIBBIN, W. J.; FERNANDO, R. “The global macroeconomic impacts of COVID-19: Seven scenarios. Brookings Institute [02/03/2020]. Disponível em: <https://www.brookings.edu>. Acesso em: 15/04/2020.

MONSUWÉ, T. P.; DELLAERT, B. G. C.; DE RUYTER, K. “What drives consumers to shop online? A literature review”. International Journal of Service Industry Management, vol. 15, n. 1, 2004.

REEDY, J.; SCHULLO, S. Marketing eletrônico: integrando recursos eletrônicos no processo de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

ROBASKI, E. R. et al. “Omnichannel como vantagem competitiva no varejo calçadista do Rio Grande do Sul”. Anais do 13º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo. São Paulo: FGV, 2019.

SENHORAS, E. M. “Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 2, 2020.

SOUZA, M. F. P.; SENHORAS, E. M. The internationalization of e-commerce: a case study of the Alibaba Group. Boa Vista: EdUFRR, 2018.

VERHOEF, P.; KANNAN, P.; INMAN, J. “From multi-channel retailing to omni-channel retailing: introduction to the special issue on multi-channel retailing”. Journal of Retailing, vol. 91, n. 2, 2015

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.