A ORDEM DAS LETRAS NA PRODUÇÃO ESCRITA: O QUE DIZEM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Contenido principal del artículo

Aline Carvalho Nascimento
Giovana Cristina Zen

Resumen

Este artigo apresenta dados da pesquisa exploratória, ancorada no marco psicogenético, cujo tema versa sobre a apropriação do sistema de escrita pelas crianças em processo de alfabetização, com objetivo principal de analisar compreensivamente as conceitualizações de crianças brasileiras que já fonetizam a escrita, trazendo as reflexões realizadas e decisões tomadas sobre a ordem das letras na produção escrita. As crianças participantes tinham 6 e 7 anos de idade e estavam cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada na investigação pautou-se na abordagem qualitativa, com o método clínico-crítico, que teve como procedimentos de levantamento de dados o uso de análise documental e entrevista semiestruturada. A análise dos dados respalda-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados evidenciaram a potência dos atos de escrita e revisão pelas próprias crianças, destacando a desordem com pertinência como um fenômeno que apareceu a partir das escritas categorizadas como silábicas-alfabéticas; problemas cognitivos foram enfrentados quanto à desordem com pertinência quando havia consoante na posição de ataque duplo (consoante-consoante-vogal) e as crianças escreviam mantendo a estrutura silábica, porém em desordem, transformando a consoante-consoante-vogal em consoante-vogal-consoante ou a dissílaba em trissílaba com estrutura consoante-vogal. A partir da análise dos dados conclui-se que é fundamental considerar as ideias das crianças, como uma decisão política de oportunizar o direito de elas serem escutadas e compreendidas por meio de uma alfabetização respeitosa.

Detalles del artículo

Cómo citar
NASCIMENTO, A. C.; ZEN, G. C. A ORDEM DAS LETRAS NA PRODUÇÃO ESCRITA: O QUE DIZEM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 266–286, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10531224. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3098. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artículos

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

CASSANO, C. M.; ROHDE, L. E. Phonological awareness in early childhood literacy development. Newark: International Literacy Association, 2020.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999.

FERREIRO, E.; ZAMUDIO, C. “A escrita das sílabas CVC e CCV no início da alfabetização escolar. A omissão de consoantes é uma prova da incapacidade para analisar a sequência fônica?” In: FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

FERREIRO, E.; ZEN, G. C. “Desenvolvimento da Escrita em Crianças Brasileiras”. Revista Práxis Educacional, vol. 18, n. 49, 2022.

KAUFMAN, A. M.; GALLO, A. A. Lectura y escritura: 31 preguntas y respuestas. Buenos Aires: El Ateneo, 2023.

KHAN, U. “Developing critical thinking in student seafarers: An exploratory study”. International Journal of Applied Learning and Teaching, vol. 3 n. 1, 2020

MOLINARI, M. C. “Condiciones didácticas, contextos de producción y conocimientos infantiles sobre la escritura”. In: D’ÁVILA, C. (org.). A lira do brincar: a ludicidade da educação infantil à educação universitária. Curitiba: Editora CRV, 2022.

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Resultados do PISA 2022: The State of Learning and Equity in Education. Paris: OECD, 2023.

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Resultados do PISA 2022: Aprender durante – e desde – a disrupção. Paris: OECD, 2023.

PIAGET, J. La representación del mundo en el niño. Madrid: Morata, 1984.

PROT, F. M. “L’action conjointe dans l’apprentissage de l’orthographe”. Éducation et Didactique, vol. 13, n. 3, 2019

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

ROCCO, M. T. F. “Acesso ao mundo da escrita: os caminhos paralelos de Luria e Ferreiro”. Cadernos de Pesquisa, n 75, 1990.

SCARPA, R. L. P. O conhecimento de pré-escolares sobre a escrita: impactos de propostas didáticas diferentes em regiões vulneráveis (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: USP, 2014.

SILVA, R. M. G.; PULINO, L. H. C. Z. “Em defesa de uma educação estética como ética do ensinar e do aprender em espaços escolares”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

ZUCATTO, L. C. et al. “Políticas públicas para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.