SÍNDROME DE BURNOUT NO ENSINO REMOTO: REPERCUSSÕES NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE DOCENTES E GESTORES
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Resumen
As restrições sociais vividas durante a pandemia da Covid-19 obrigaram ao fechamento de lugares públicos incluindo as escolas. Com o intuito de assegurar a continuidade da atenção dada aos estudantes, se instaurou o ensino remoto e consequentemente o aumento da sobrecarga de trabalho e a insegurança entre docentes e gestores ampliando assim o risco de problemas psicossociais que afetam a saúde física e mental dos trabalhadores, intensificando o aparecimento ou o incremento do Burnout em docentes. A presente investigação qualitativa pretendeu analisar as repercussões do ensino remoto na saúde física e mental de docentes e gestores que apresentavam antecedentes de afastamento por diagnóstico prévio de problemas emocionais e/ou Burnout e que estavam em exercício durante o período da pandemia. Os participantes foram cinco professores da rede municipal pública de educação de uma cidade do leste goiano brasileiro com diagnósticos prévio de Burnout, desgaste e/ou esgotamento emocional. Para a coleta de dados se optou por realizar entrevistas semiestruturadas via plataforma Google Meet cuja análise dos dados se realizou recorrendo aos núcleos de significação. A análise das experiências narradas pelos participantes da pesquisa indica aumento do estresse e desgaste emocional em relação ao trabalho remoto, afetando aspectos da vida pessoal e o desempenho docente durante o distanciamento social. Deste modo, os fatores principais para o desenvolvimento do Burnout, como a despersonalização e baixa realização profissional, foram fatores que aparecem descritos pelos participantes como uma resposta ao sofrimento decorrente do desgaste emocional vivido durante os períodos de aulas remotas. O estudo sugere a necessidade de se estabelecer diretrizes claras para atender a este tipo de demanda virtual assim como de formação dos docentes e gestores para o uso adequado da tecnologia em contexto educativo e igualmente importante instalação de medidas de prevenção de problemas físicos e emocionais em docentes, podendo seguir assim a luta pela melhora da qualidade do ensino no país.
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