SÍNDROME DE BURNOUT NO ENSINO REMOTO: REPERCUSSÕES NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE DOCENTES E GESTORES

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Bárbarah Gomide Rietjens
Dra. Dulcéria Tartuci
Leandra Vaz Fernandes Catalino Procópio

Resumen

As restrições sociais vividas durante a pandemia da Covid-19 obrigaram ao fechamento de lugares públicos incluindo as escolas. Com o intuito de assegurar a continuidade da atenção dada aos estudantes, se instaurou o ensino remoto e consequentemente o aumento da sobrecarga de trabalho e a insegurança entre docentes e gestores ampliando assim o risco de problemas psicossociais que afetam a saúde física e mental dos trabalhadores, intensificando o aparecimento ou o incremento do Burnout em docentes. A presente investigação qualitativa pretendeu analisar as repercussões do ensino remoto na saúde física e mental de docentes e gestores que apresentavam antecedentes de afastamento por diagnóstico prévio de problemas emocionais e/ou Burnout e que estavam em exercício durante o período da pandemia. Os participantes foram cinco professores da rede municipal pública de educação de uma cidade do leste goiano brasileiro com diagnósticos prévio de Burnout, desgaste e/ou esgotamento emocional. Para a coleta de dados se optou por realizar entrevistas semiestruturadas via plataforma Google Meet cuja análise dos dados se realizou recorrendo aos núcleos de significação. A análise das experiências narradas pelos participantes da pesquisa indica aumento do estresse e desgaste emocional em relação ao trabalho remoto, afetando aspectos da vida pessoal e o desempenho docente durante o distanciamento social. Deste modo, os fatores principais para o desenvolvimento do Burnout, como a despersonalização e baixa realização profissional, foram fatores que aparecem descritos pelos participantes como uma resposta ao sofrimento decorrente do desgaste emocional vivido durante os períodos de aulas remotas. O estudo sugere a necessidade de se estabelecer diretrizes claras para atender a este tipo de demanda virtual assim como de formação dos docentes e gestores para o uso adequado da tecnologia em contexto educativo e igualmente importante instalação de medidas de prevenção de problemas físicos e emocionais em docentes, podendo seguir assim a luta pela melhora da qualidade do ensino no país.

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Cómo citar
RIETJENS, B. V. de O. G. .; TARTUCI, D.; PROCÓPIO, L. V. F. C. SÍNDROME DE BURNOUT NO ENSINO REMOTO: REPERCUSSÕES NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE DOCENTES E GESTORES. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 219–238, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10531073. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3041. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artículos

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