GERINDO CONHECIMENTO EM EQUIPES VIRTUAIS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS
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Resumen
O conhecimento é o principal recurso estratégico para a organização, influenciando em atividades e comportamentos relacionados com a integração e a inovação. Nesse contexto, a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para as organizações, em particular para as públicas e mais ainda para as educacionais, que lidam com o conhecimento desde a sua gênese. Assim, este estudo objetiva estabelecer um conjunto de práticas de gestão para o compartilhamento do conhecimento e para o processo integrativo nas equipes virtuais de uma instituição pública federal de ensino. A pesquisa foi desenvolvida em abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, mediante levantamento e uso de técnicas de pesquisa documental e de opinião. A coleta de dados foi realizada a partir de uma breve pesquisa bibliográfica sobre o tema; e de um levantamento realizado via instrumento de coleta, respondido pelos principais gestores de uma instituição selecionada. A interpretação do material coletado utilizou a técnica estatística descritiva e lógica paraconsistente. Como resultado é proposto um artefato técnico, no formato de um conjunto de procedimentos gerenciais, para a gestão do conhecimento em equipes virtuais. A abordagem do compartilhamento do conhecimento nas relações de trabalho diz respeito à atuação da equipe baseada em confiança, interação e boa comunicação entre os membros. A proposta é original e se desenrola a partir do estudo da intersecção entre as áreas de gestão de conhecimento e da gestão de pessoas como forma de estimular o compartilhamento do conhecimento e o processo integrativo nas equipes de uma instituição pública federal de ensino.
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