ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA “MODERNIZAÇÃO AUTORITÁRIA E CONSERVADORA” E SUA RELAÇÃO COM A DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO
Contenido principal del artículo
Resumen
Desde o fim do regime militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, o período tem sido analisado por historiadores e estudiosos em suas múltiplas faces, dentre elas a modernização ocorrida nesse ínterim e a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, cujos princípios foram articulados dentro da Escola Superior de Guerra (ESG). Este estudo objetiva proporcionar uma revisão da literatura acerca da concepção de modernização durante a ditadura civil-militar brasileira, que alguns autores chamam de autoritária e, outros, de conservadora, e relacioná-la com a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, outro aspecto marcante do período. Como resultados, verificou-se que, de certo modo, os autores podem-se complementar em suas análises, não necessariamente as tornando excludentes. Além disso, concluiu-se que a melhor definição para a modernização ocorrida durante a ditadura civil-militar é a de Rodrigo Patto Sá Motta, o qual a define como uma modernização que foi simultaneamente autoritária e conservadora.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Bauru: Edusc, 2005.
BAUMANN, Renato; GONÇALVES, Samo Sérgio. Manual do Candidato: Economia. Brasília: FUNAG, 2016.
DREIFUSS, René Armand. 1964: A Conquista do Estado. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.
FICO, Carlos. “Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas”. Revista Tempo e Argumento, vol. 9, n. 20, 2017.
FICO, Carlos. Reinventando o Otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1997.
LAGO, André Aranha Corrêa do. Estocolmo, Rio, Joanesburgo: O Brasil e as três Conferências Ambientais das Nações Unidas. Brasília: FUNAG, 2006.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o Regime Militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. “Cultura Política e ditadura: um debate teórico e historiográfico”. Tempo e Argumento, vol. 10, n. 23, 2018.
OLIVEIRA, Samuel Silva Rodrigues de. “Resenha do livro 'A ditadura que mudou o Brasil – 50 anos do golpe de 1964'”. Revista de História, n. 171, julho-dezembro, 2014.
REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. A Ditadura que Mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
REIS, Daniel Aarão. Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.