JOVENS NO ENSINO MÉDIO: DA MODALIDADE REGULAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Resumen
O presente texto analisa fatores que têm levado cada vez mais jovens a migrarem do ensino médio regular para o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de compreender o que motiva esse processo. Para isso, considera-se o fenômeno da juvenilização da EJA, o indicador de fluxo escolar denominado “migração para a EJA” e o reconhecimento da centralidade do jovem estudante como sujeito do processo educativo e do ensino médio. Os dados da pesquisa originam-se da realização de grupos de discussão com jovens estudantes do terceiro segmento da EJA no Distrito Federal que migraram do ensino médio regular, e a reconstrução desses dados seguiu etapas de análise estabelecidas pelo método documentário de interpretação. Os estudos referem-se à investigação e à compreensão das orientações coletivas desses jovens estudantes, refletindo acerca de suas visões de mundo, a fim de compreender as razões que os levam a cursar a última etapa da educação básica na EJA, identificar adequações e inadequações das ofertas de ensino médio disponíveis e possibilitar aproximações entre a juventude e o ensino médio. Os resultados, a partir dos grupos de discussão analisados, apontam para a existência de padrões que, embora compartilhem aspectos homólogos do meio social, reverberam na vida desses jovens e na condição de estudantes da EJA, são constituídos por orientações educativas distintas, revelando motivos diferentes para estar na EJA e concluir o ensino médio nessa modalidade.
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