TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
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Resumen
Com a pandemia da COVID-19, diversos setores precisaram se adequar para ao seu funcionamento. No que diz respeito à Educação Brasileira, foi necessário instituir o ensino remoto. Esse artigo discute sobre a Teoria de Galperin como recurso teórico-metodológico, tendo como objetivo discutir sobre a teoria da assimilação das ações mentais por etapas de Galperin como um recurso para o enfrentamento de desafios causados pela pandemia da COVID-19 no Brasil. Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, biliográfica e explicativa (quanto aos objetivos) fundamentada na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, a partir dos estudos de Vigotski e Leontiev e seguidores como Galperin e Nuñez. Para a coleta dos dados realizou-se a seleção de obras sobre o tema e um levantamento de estudos publicados, no recorte temporal 2013-2022, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam que: no contexto de recomposição das aprendizagens em tempos de pandemia, a teoria de Galperin pode ser utilizada como recurso teórico-metodológico de forma parcial ou integral, podendo contribuir para a diminuição dos impactos negativos causados pela COVID-19, visto que contribui com elaboração de estratégias didático-metodológicas; abrange diferentes níveis de aprendizagens de estudantes e áreas de ensino; e há necessidade de estudos aprofundados sobre a teoria de Galperin, nos cursos de formação de professores.
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