TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO TEÓRICO-CRÍTICO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
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Resumen
Na busca do conhecimento acerca do pensamento teórico-crítico sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), este estudo objetivou contribuir e refletir com aprofundamento teórico-crítico sobre as concepções das tecnologias digitais e, sua utilização na sociedade contemporânea, além de dialogar sobre a utilização no contexto educacional. Diante desse enredo, procurou-se desenvolver as ideias e pensamentos conceituais partindo do conceito sobre a técnica, tecnologia e TDIC, advindos de autores consagrados que corroboram a temática, tal como Heidegger, considerando seus pensamentos críticos sobre a técnica moderna; Andrew Feenberg que realiza discurso crítico sobre a tecnologia; Vieira Pinto fomentando discurso da lógica dialética e o conceito de tecnologia; e Neil Selwyn na reflexão crítica sobre a utilização das TDIC no contexto educacional. Como percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, sobre um prisma analítico e reflexivo, conduzida na perspectiva enfatizada da hermenêutica-dialética, para fomentar uma discussão contemporânea, foi acrescentado o cenário pandêmico, como forma de compreender o uso das TDIC na educação. Como resultados, o estudo realizado mostrou um ganho considerável quanto à situação das TDIC no contexto histórico, filosófico e epistemológico, ou seja, no campo relacional da ciência, sociologia, economia, artes e educação, que ampliaram uma discussão para além da utilização e emprego das TDIC, alcançando o papel que realiza na caracterização dos sujeitos na sociedade além da aplicação educacional. Concluindo que o percurso realizado através do estudo trouxe a perspectiva da linguagem, apropriação e interpretação dos fatos, encontrando-se com a lógica, crítica e diálogo das teorias estudadas.
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