POLÍTICAS EDUCATIVAS BRASILEÑAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN SEXUAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS
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Resumen
A Educação Sexual é um dos temas transversais propostos em documentos que regem a educação nacional brasileira. Entretanto, mesmo tendo respaldo legal, na prática, os professores, em geral, ainda possuem muita dificuldade em abordar o tema em sala de aula. O trabalho tem por objetivo analisar as políticas públicas de educação sexual no contexto escolar e suas relações com o ensino de ciências por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério de Educação e Cultura e Documento Curricular para Goiás (DG-GO). O estudo realizado foi de caráter qualitativo e caracterizado como uma análise documental com perfil de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que os PCNs são de caráter transdisciplinar e que abrange os fatores sociais e biológicos da sexualidade. Porém, a BNCC apresenta a maior parte apenas das habilidades biológicas, as quais são trabalhadas somente na disciplina de ciências. Já no DC-GO possui um enfoque biológico, apesar de tratar sobre educação sexual no componente curricular de artes e educação física. Dessa forma, os documentos analisados constatam um retrocesso nas políticas públicas relacionadas à educação sexual.
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