ANÁLISE DAS ESPECIFICIDADES DE ESTUDANTES-MÃES DE CURSOS SUPERIORES
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Resumo
A crescente presença das mulheres no mercado de trabalho é um avanço significativo, mas é acompanhada por uma carga desproporcional de responsabilidades, já que a maioria das tarefas domésticas ainda recai sobre elas. Essa sobrecarga se intensifica quando essas mulheres se tornam mães, pois a maternidade traz desafios exclusivos, como a gestação, o aleitamento e os cuidados com os filhos, tudo isso enquanto continuam a lidar com suas outras obrigações. Desta forma, a busca por uma formação profissional em paralelo à maternidade apresenta inúmeros desafios. No entanto, a educação desempenha um papel fundamental na capacitação das mulheres, abrindo portas para espaços sociais mais valorizados. A finalidade deste estudo consiste em conduzir uma busca ativa junto às estudantes-mães matriculadas nos cursos de graduação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres, com o intuito realizar um levantamento do perfil destas mulheres e de coletar relatos acerca dos desafios enfrentados ao longo de seu percurso formativo. Dessa maneira, almeja-se dar visibilidade a questões não abordadas e contribuir para um plano de acesso, permanência e êxito desse grupo específico. O estudo conduzido teve uma abordagem aplicada com uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Seus objetivos eram de natureza explicativa e exploratória, com a coleta de dados ocorrendo em contexto de campo. Para levantamento de dados, foi aplicado um questionário semiaberto via Google Forms e o contato foi estabelecido, individualmente, via redes sociais, por meio da plataforma Whatsapp. O estudo revela que, apesar do progresso na conquista de espaços e direitos pelas mulheres, a igualdade de gênero ainda não é uma realidade concreta. Mulheres que são estudantes-mães no IF Goiano – Campus Ceres enfrentam desafios significativos devido à sobrecarga de trabalho doméstico e materno, dificultando a conciliação entre vida pessoal, profissional e acadêmica. A predominância de cursos noturnos sugere limitações no acesso a cursos em período integral. Embora a instituição demonstre comprometimento com a diversidade, persistem casos de preconceito e estigmatização, exigindo a implementação de programas de formação para os servidores. Em conclusão destaca-se a necessidade de políticas institucionais para apoiar a permanência e o êxito das estudantes-mães, visando uma reflexão sobre ações necessárias para garantir a equidade no contexto universitário.
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