A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Abigail Pascoal dos Santos
Jemima Pascoal dos Santos e Silva

Resumo

A contação de histórias é uma ferramenta didática indispensável para o desenvolvimento da capacidade leitora. O objetivo do estudo pautou-se em compreender a instrumentalidade da contação de histórias para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos da Educação Infantil. Para tal fim, o estudo pautou-se em uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, qualitativa, quanto aos meios, partindo de um método Histórico-Dedutivo, tomando como base dados bibliográficos e documentais a respeito da instrumentalidade da contação de histórias e do papel do professor nesse processo. A contação de história quando mediada pelo professor adequadamente a partir de zelo da qualidade literária e uso de recursos favoráveis, promove ampliação do vocabulário, identificação e utilização de recursos linguísticos que permitem a valorização do texto, reflexão sobre a leitura. A postura do professor, portanto, deve compor um modelo a ser seguido por seus alunos, considerando sempre as observações oriundas de um olhar atento e sensível, o qual leva a intervenções adequadas para favorecimento da aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, A. P. dos .; SILVA, J. P. dos S. e . A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. Especial, p. 41–51, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3757431. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/195. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BERNARDINO, A. D.; SOUSA, L. O. “A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental”. Educere et Educare, vol. 6, n. 12, 2011.

CARDOSO, A. L. S.; FARIA, M. A. “A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil”. Revista Eletrônica Saberes da Educação, vol. 7, n. 1, 2016.

COELHO, B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Editora Ática, 1999.

DESLAURIERS J-P. Recherche qualitative; guide pratique. Québec: McGrawHill, Éditeurs, 1991.

FREUD, S. A ocorrência, em sonhos, de material oriundo de contos de fadas. Obras Completas de Sigmund Freud. Volume XII, 1913.

GARCIA, W. Et al. Histórias e oficinas pedagógicas. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. São Paulo: Editora Record, 1997.

GÓES, L. P. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Pioneira, 1991.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

PESSOA, L. Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Sol, 2012.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)