O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: ESVAZIAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA E NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Aparecido Dias da Silva

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a desvalorização do papel da escola pelo Programa Mais Educação no que diz respeito à sua função precípua de transmitir o conhecimento científico produzido historicamente pela humanidade. A pesquisa analisou documentos oficiais e realizou entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no processo de implantação do programa na região da Zona da Mata, em Rondônia. O ideário pós-moderno que nega a importância da transmissão dos conhecimentos científicos e o papel da escola de transmitir os conteúdos universais está presente nos fundamentos do Programa Mais Educação, em nome da criação de “redes de aprendizagem” e “territórios educativos” que se estenderiam por toda a cidade. Na prática, não há infraestrutura básica, os monitores são voluntários e não recebem formação, não há melhora na apropriação de conhecimentos e os alunos são estigmatizados por sua condição social. Coordenadores, diretores, professores e monitores destacam a forma autoritária como foi implantado o Programa Mais Educação, e não o consideram uma proposta com uma prática de educação integral e criticam sua natureza focalizadora.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, P. A. D. da . O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: ESVAZIAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA E NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 38, p. 177–193, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7679168. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/936. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Manual das escolas sustentáveis. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.

BRASIL. Manual operacional de educação integral. Brasília: Ministério da Educação, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.

BRASIL. Resolução n. 4, de 31 de março de 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.

BRASIL. Territórios educativos para a educação integral. Brasília: Ministério da Educação, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2023.

DUARTE, N. “A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural”. Educação e Pesquisa, vol. 32, n. 3, 2006.

DUARTE, N. “O debate contemporâneo das teorias pedagógicas”. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

DUARTE, N. “Relações entre ontologia e epistemologia e a reflexão filosófica sobre o trabalho educativo”. In: DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Editora Autores Associados, 2008.

EAGLETON, T. “De onde vêm os pós-modernistas?” In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (orgs.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.

SILVA, P. A. D. Repercussões das concepções pedagógicas nas políticas educacionais em Rondônia entre 1995 e 2010 (Dissertação de Mestrado em Educação). Porto Velho: UNIR, 2011.

WATANABE, M. Mapa dos Municípios que constituíram o campo de pesquisa. Rondônia: UNIR, 2017.

WOOD. E. M. “Em defesa da história: o marxismo e a agenda pós-moderna”. Crítica Marxista, n. 3, 1996.