O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: ESVAZIAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA E NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
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Resumo
Este trabalho objetiva analisar a desvalorização do papel da escola pelo Programa Mais Educação no que diz respeito à sua função precípua de transmitir o conhecimento científico produzido historicamente pela humanidade. A pesquisa analisou documentos oficiais e realizou entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no processo de implantação do programa na região da Zona da Mata, em Rondônia. O ideário pós-moderno que nega a importância da transmissão dos conhecimentos científicos e o papel da escola de transmitir os conteúdos universais está presente nos fundamentos do Programa Mais Educação, em nome da criação de “redes de aprendizagem” e “territórios educativos” que se estenderiam por toda a cidade. Na prática, não há infraestrutura básica, os monitores são voluntários e não recebem formação, não há melhora na apropriação de conhecimentos e os alunos são estigmatizados por sua condição social. Coordenadores, diretores, professores e monitores destacam a forma autoritária como foi implantado o Programa Mais Educação, e não o consideram uma proposta com uma prática de educação integral e criticam sua natureza focalizadora.
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