A TATUAGEM ENQUANTO PRÁTICA: SABERES CONSTRUÍDOS NA INTERAÇÃO ENTRE HABITUS E CONHECIMENTO SENSÍVEL

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Rúbia Goi Becker
Simone Alves Pacheco de Campos
Cátia Camila da Silva
Amanda Oliveira Ramadam

Resumo

Este ensaio teórico objetiva desenvolver uma articulação teórica entre o conhecimento sensível e habitus para compreender como a prática da tatuagem é produzida, reproduzida e transformada. Situado em uma lógica construtivista, argumenta-se a prática da tatuagem é decorrente das interações entre prática e saberes oriundos dos sentidos/percepções humanas e mediadas por artefatos, sendo internalizados pelos praticantes como um habitus compartilhado. O processo de knowing-in-practice figura a relação existente entre o conhecimento sensível, expresso pelo julgamento estético que orienta o fazer, e entre o habitus presente na subjetividade das interações invisíveis na prática. É na combinação entre um habitus estruturado e estruturante e o conhecimento sensível que os saberes da prática da tatuagem são incorporados ao corpo e à mente, tornando-se parte da forma como as pessoas percebem, interpretam e agem no mundo. 

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Como Citar
GOI BECKER, R.; ALVES PACHECO DE CAMPOS , S.; SILVA, C. C. da; OLIVEIRA RAMADAM, A. . A TATUAGEM ENQUANTO PRÁTICA: SABERES CONSTRUÍDOS NA INTERAÇÃO ENTRE HABITUS E CONHECIMENTO SENSÍVEL: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 38, p. 01–26, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7646771. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/907. Acesso em: 21 fev. 2024.
Seção
Ensaios

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