A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE TERRITORIAL

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Paula Ramos Mendonça
Ricardo Luigi

Resumo

Considerando a sua dimensão espacial, a cidadania tornou-se uma discussão para a Geografia, pois a Educação Geográfica contribui para a discussão cidadã, já que possibilita ao sujeito uma leitura crítica do mundo com base em uma abordagem territorial, permitindo que os sujeitos se compreendam como cidadãos, dotados de direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal de 1988. O moderno conceito de cidadania, surgido na Inglaterra estabeleceu os direitos civis, políticos e sociais como base para um ideal de cidadania a ser almejado. Desde então, o conceito passou a ser amplamente discutido e (re)visitado. No Brasil, no período pós-redemocratização, a discussão sobre o conceito de cidadania se fez evidente nos documentos norteadores da educação brasileira, consolidando um movimento que visa ressaltar o papel da educação na formação cidadã, para a qual se considera a importância da Geografia.

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Como Citar
MENDONÇA, P. R.; LUIGI, R. A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE TERRITORIAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 38, p. 210–215, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7683386. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/887. Acesso em: 3 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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