A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE TERRITORIAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Considerando a sua dimensão espacial, a cidadania tornou-se uma discussão para a Geografia, pois a Educação Geográfica contribui para a discussão cidadã, já que possibilita ao sujeito uma leitura crítica do mundo com base em uma abordagem territorial, permitindo que os sujeitos se compreendam como cidadãos, dotados de direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal de 1988. O moderno conceito de cidadania, surgido na Inglaterra estabeleceu os direitos civis, políticos e sociais como base para um ideal de cidadania a ser almejado. Desde então, o conceito passou a ser amplamente discutido e (re)visitado. No Brasil, no período pós-redemocratização, a discussão sobre o conceito de cidadania se fez evidente nos documentos norteadores da educação brasileira, consolidando um movimento que visa ressaltar o papel da educação na formação cidadã, para a qual se considera a importância da Geografia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ADORNO, T. Educação e Emancipação. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
BARBOSA, R. A. Escola e Cidadania nas diretrizes das políticas educacionais para a educação básica (Dissertação de Mestrado em Educação). Minas Gerais: UFMG, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.
CALLAI, H. C. A formação do professor da geografia: o professor. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2013.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2021.
CASTELLAR, S. “A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar”. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. “A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã”. Anais do XIII Colóquio Internacional de Geocrítica. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014.
DANTAS, H. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.
DEON, A. R.; CALLAI, H. C. “A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania”. Revista Contexto e Educação, vol. 33, n. 104, 2018.
DUBET, F. “Mutações cruzadas: a cidadania e a escola”. Revista Brasileira de Educação, vol. 16, n. 47, 2011.
JORDÃO, G. F. “A reestruturação urbana, o direito à cidade e a geografia escolar”. In: STRAFORINI, R. et al. (orgs.). Políticas Educacionais e Ensino de Geografia: sentidos de currículo, práticas e formação docente. São Paulo: Paco Editorial, 2020.
MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1967.
PERRENOUD, P. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.
REGO, N.; COSTELLA, R. Z. “Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos”. Revista Signos Geográficos, vol. 1, 2019.
SANTOS, M. “Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, vol. 21, 1996.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da USP, 2007.
SILVA, D. J. “O ensino de Geografia e a formação para a cidadania: possibilidades e desafios”. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.
TONET, I. “Educar para a cidadania ou para a liberdade?” Perspectiva, vol. 23, n. 2, 2005.