FATORES DE RESISTÊNCIA À ADOÇÃO DO MOBILE BANKING NO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo investiga a resistência à inovação no contexto do mobile banking, com foco nas percepções de mulheres brasileiras entre 30 e 65 anos acerca da segurança, confiabilidade e usabilidade de aplicativos bancários. A pesquisa adotou abordagem metodológica mista, com predominância quantitativa. Os dados primários quantitativos foram coletados por meio de questionário estruturado aplicado a 248 mulheres maduras usuárias de aplicativos bancários, selecionadas de forma não probabilística. A análise dos dados empregou métodos estatísticos multivariados. As evidências qualitativas, de caráter exploratório e contextual, foram obtidas por entrevistas em profundidade com 18 gerentes bancárias, utilizadas como suporte interpretativo. Conclui-se que a resistência à inovação entre mulheres mais maduras decorre de fatores perceptivos e socioculturais, demandando estratégias bancárias direcionadas para promover a inclusão financeira digital.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AKHTAR, M. et al. “Artificial intelligence, financial services knowledge, government support, and user innovativeness: exploring the moderated-mediated path to fintech adoption”. Heliyon, vol. 10, 2024.
BAUMOL, W. J.; PANZAR, J. C.; WILLIG, R. D. Contestable Markets and the Theory of Industry Structure. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1982
BRASIL. Resolução n. 4.480, de 25 de abril de 2016. Brasília: Banco do Brasil, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2025
BREHM, J. W. A theory of psychological reactance. New York: Academic Press, 1966
DEMIRGÜÇ-KUNT, A. D. et al. Base de dados do Índice Global 2021: Inclusão financeira, pagamentos digitais e resiliência na era da COVID-19. Washington: Banco Mundial, 2022. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2025
GOMBER, P.; KOCH, J.-A.; SIERING, M. “Digital Finance and FinTech: current research and future research directions”. Journal of Business Economics, vol. 87, n. 5, 2017.
HA, D.; LE, P.; NGUYEN, D. “Financial inclusion and fintech: a state-of-the-art systematic literature review”. Financial Innovation, vol. 11, n. 69, 2025
HAIR, J. et al. Multivariate Data Analysis. Andover: Cengage, 2023.
KHAN, S. “The impact of capital structure on bank performance in emerging markets; empirical evidence from GCC countries”. Financial Internet Quarterly, vol. 18, n. 1, 2022
LEONG, L-Y. et al. “Four decades of IJBM research: thematic evolution and future agenda for digital financial services”. International Journal of Bank Marketing [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2025.
LIU, Q.; CHAN, K.; CHIMHUNDU, R. “Fintech research: systematic mapping, classification, and future directions”. Financial Innovation, vol. 10, n. 24, 2024
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Editora Bookman, 2019.
MLADENOVA, I. “Relation between Organizational Capacity for Change and Readiness for Change”. Administrative Sciences, vol. 12, n. 4, 2022.
NIELSEN, J. Usability Engineering. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1993.
PATTON, M. Q. Qualitative Research and Evaluation Methods. Thousand Oaks: Sage, 2015.
RAM, S. “Successful Innovation Using Strategies to Reduce Consumer Resistance - An Empirical Test”. Journal of Product Innovation Management, vol. 6, n. 1, 1989.
RAM, S.; SHETH, J. “Consumer resistance to innovations: The marketing problem and its solutions”. Journal of Consumer Marketing, vol. 6, n. 2, 1989.
ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. Nova York: Free Press, 2003.
SHAHNAZARYAN, G. “Gender Inequality and Poverty in Armenia: A Multidimensional Approach”. Journal of Sociology: Bulletin of Yerevan University, vol. 13, n. 3, 2022
TODOROVIC, T. et al. “Performance Implications of Organizational and Technological Innovation: An Integrative Perspective”. Sustainability, vol. 14, n. 5, 2022.