O SAGRADO E O PROFANO NA OBRA A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA DE MOACYR SCLIAR

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Luciana Sanguiné
Terezinha Bazé de Lima

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar como humor, corpo e materialidade operam como mecanismos críticos na reconfiguração das fronteiras entre o sagrado e o profano em uma narrativa contemporânea de reescrita bíblica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com delineamento interpretativo e caráter analítico-descritivo, fundamentada em procedimentos de leitura crítica e no método teórico-dedutivo. O corpus consistiu na análise integral da obra, considerando elementos estruturais, simbólicos e discursivos que emergem da perspectiva feminina da protagonista. O procedimento metodológico envolveu a identificação dos núcleos temáticos centrais, a descrição das estratégias narrativas e humorísticas e a avaliação das tensões produzidas pela presença de objetos, corpos e elementos materiais que atravessam a narrativa. Os resultados mostraram que o humor atua como dispositivo de deslocamento simbólico capaz de expor fissuras das estruturas patriarcais que sustentam convenções religiosas, enquanto a agência feminina e a materialidade operam para desestabilizar a pretensa estabilidade das categorias de sacralidade. A análise evidenciou ainda que a narrativa reinscreve e disputa sentidos tradicionalmente associados ao sagrado, demonstrando a natureza construída e historicamente negociada dessas categorias. Conclui-se que a articulação entre humor, corpo e materialidade oferece um caminho profícuo para compreender como reescritas literárias contemporâneas podem tensionar hierarquias religiosas e ampliar o debate sobre gênero, religião e literatura no contexto brasileiro.

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Como Citar
SANGUINÉ, L.; LIMA, T. B. de . O SAGRADO E O PROFANO NA OBRA A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA DE MOACYR SCLIAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 24, n. 70, p. 283–305, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17756428. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/8170. Acesso em: 15 dez. 2025.
Seção
Ensaios

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