GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEIS E LEIS APROVADAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUBARÃO (SC)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kaio Figueiredo Salvador
Renato Duro Dias

Resumo

O presente artigo trata-se de pesquisa de caráter qualitativo que utiliza-se de dados públicos da Câmara Municipal de Vereadores de Tubarão/Santa Catarina para analisar políticas educacionais proibitivas do município no tocante à repressão dos debates de gênero e sexualidades, bem como situar essas políticas em um espectro mais amplo, como resultado de tendências que se observam a nível nacional. Faz-se a análise de projetos de lei em trâmite e leis aprovadas na área da educação municipal que contenham restrições aos termos “gênero”, “ideologia de gênero” ou “orientação sexual”. Em contraponto aos dispositivos legais analisados, assume-se uma postura científica de investigação no campo dos direitos humanos e da educação, pautando a necessidade de uma educação em e para os direitos humanos e de uma postura assertiva do Estado em defesa do princípio da dignidade humana.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SALVADOR, K. F. .; DIAS, R. D. . GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEIS E LEIS APROVADAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUBARÃO (SC). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 8, p. 57–73, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3956866. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/81. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAUJO, Dhyego Câmara. Identidades sob suspeita: uma arqueogenealogia do sexo e do gênero no Direito (Dissertação de Mestrado em Direito). Curitiba: UFPR, 2017.

ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.

BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Editora Brasiliense; 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DIAS, Renato Duro; BRUM, Amanda Netto. “(Re)significando o discurso dos Direitos Humanos: um diálogo a partir da educação em e para os Direitos Humanos”. Quaestio Iuris, vol. 10, n. 4, 2017.

DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. “Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios”. Educar em Revista, n. 66, 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cadastro Central de Empresas 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Área territorial brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MIGUEL, Luis Felipe. “Da ´doutrinação marxista´ à ´ideologia de gênero´ - Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito e Práxis, vol. 7, n. 5, 2016.

MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.

MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. “Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise”. Educação & Realidade, vol. 44, n. 4, 2019.

PIOVESAN, Flávia; SILVA, Sandro Gorski. “Diversidade sexual e o contexto global: desafios à plena implementação dos direitos humanos LGBTI”. Quaestio Iuris, vol. 8, n. 4, 2015.

REIDEL, Marina. A pedagogia do Salto Alto: histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira (Dissertação de Mestrado em Educação). Porto Alegre: UFRGS, 2013.

SELAU, Maurício da Silva. A ocupação do território Xokleng pelos imigrantes italianos no Sul Catarinense (1875-1925): Resistência e Extermínio (Dissertação de Mestrado em História). Florianópolis: UFSC, 2006.

TUBARÃO. Câmara Municipal de Tubarão. Lei Ordinária n. 4268, de 24 de julho de 2015. Disponível em: <https://bit.ly/38Rva5U>. Acesso em: 11/07/2020.

TUBARÃO. Câmara Municipal de Tubarão. Projeto de Lei Ordinária 23/2017. Disponível em: <https://bit.ly/2OiNprq>. Acesso em: 11/07/2020.