GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEIS E LEIS APROVADAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUBARÃO (SC)
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo trata-se de pesquisa de caráter qualitativo que utiliza-se de dados públicos da Câmara Municipal de Vereadores de Tubarão/Santa Catarina para analisar políticas educacionais proibitivas do município no tocante à repressão dos debates de gênero e sexualidades, bem como situar essas políticas em um espectro mais amplo, como resultado de tendências que se observam a nível nacional. Faz-se a análise de projetos de lei em trâmite e leis aprovadas na área da educação municipal que contenham restrições aos termos “gênero”, “ideologia de gênero” ou “orientação sexual”. Em contraponto aos dispositivos legais analisados, assume-se uma postura científica de investigação no campo dos direitos humanos e da educação, pautando a necessidade de uma educação em e para os direitos humanos e de uma postura assertiva do Estado em defesa do princípio da dignidade humana.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ARAUJO, Dhyego Câmara. Identidades sob suspeita: uma arqueogenealogia do sexo e do gênero no Direito (Dissertação de Mestrado em Direito). Curitiba: UFPR, 2017.
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2014.
BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Editora Brasiliense; 2008.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
DIAS, Renato Duro; BRUM, Amanda Netto. “(Re)significando o discurso dos Direitos Humanos: um diálogo a partir da educação em e para os Direitos Humanos”. Quaestio Iuris, vol. 10, n. 4, 2017.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. “Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios”. Educar em Revista, n. 66, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cadastro Central de Empresas 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Área territorial brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MIGUEL, Luis Felipe. “Da ´doutrinação marxista´ à ´ideologia de gênero´ - Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito e Práxis, vol. 7, n. 5, 2016.
MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. “Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise”. Educação & Realidade, vol. 44, n. 4, 2019.
PIOVESAN, Flávia; SILVA, Sandro Gorski. “Diversidade sexual e o contexto global: desafios à plena implementação dos direitos humanos LGBTI”. Quaestio Iuris, vol. 8, n. 4, 2015.
REIDEL, Marina. A pedagogia do Salto Alto: histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira (Dissertação de Mestrado em Educação). Porto Alegre: UFRGS, 2013.
SELAU, Maurício da Silva. A ocupação do território Xokleng pelos imigrantes italianos no Sul Catarinense (1875-1925): Resistência e Extermínio (Dissertação de Mestrado em História). Florianópolis: UFSC, 2006.
TUBARÃO. Câmara Municipal de Tubarão. Lei Ordinária n. 4268, de 24 de julho de 2015. Disponível em: <https://bit.ly/38Rva5U>. Acesso em: 11/07/2020.
TUBARÃO. Câmara Municipal de Tubarão. Projeto de Lei Ordinária 23/2017. Disponível em: <https://bit.ly/2OiNprq>. Acesso em: 11/07/2020.