APRENDIZAGEM FINANCEIRA E FATORES DISPOSICIONAIS NA PREDIÇÃO DO DESEMPENHO EM LITERACIA FINANCEIRA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a influência da aprendizagem financeira na escola e na família e dos fatores disposicionais sobre o desempenho em literacia financeira entre os alunos brasileiros. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com delineamento transversal retrospectivo e caráter descritivo, fundamentada no método teórico-dedutivo. A amostra incluiu 8.311 alunos de 15 anos que participaram do PISA 2018, cujos dados foram extraídos do banco de dados público disponibilizado pela OCDE. Nessa avaliação, o desempenho em literacia financeira foi medido por meio de um teste cognitivo, enquanto as informações sobre a aprendizagem financeira e os fatores disposicionais foram obtidas a partir de questionários contextuais aplicados aos alunos. O procedimento de análise dos dados envolveu correlações de Pearson e estatísticas descritivas, seguidas de regressões OLS e quantílica, utilizadas para estimar o efeito das variáveis explicativas sobre o desempenho em literacia financeira. Os resultados mostraram que a educação financeira nas aulas escolares esteve negativamente e significativamente associada ao desempenho em literacia financeira, enquanto a familiaridade com conceitos de finanças se relacionou de forma positiva e significativa. O envolvimento dos pais contribuiu apenas para a melhoria do desempenho dos alunos com menor proficiência. Os fatores disposicionais – competitividade, autoeficácia em relação a questões globais e metacognição – apresentaram associações positivas e significativas com a literacia financeira, exceto para o motivo de trabalho e o motivo de realização de domínio dos alunos nos quantis 0,75 e 0,95. Conclui-se que as características disposicionais são os principais preditores positivos do desempenho em literacia financeira entre os alunos brasileiros no PISA 2018.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ACAR, T. O. “Breaking the cycle: The mediating effects of reading, mathematical and ICT literacy skills on financial success in youth”. Review of Education, vol. 11, n. 3, 2023.
ARTELT, C.; SCHNEIDER, W. “Cross-Country Generalizability of the Role of Metacognitive Knowledge in Students’ Strategy Use and Reading Competence”. Teachers College Record, vol. 117, n. 1, 2015.
BANDURA, A. Self-Efficacy: The Exercise of Control. New York: Worth Publishers, 1997.
BÁZAN-RAMIREZ, A. et al. “Predictors of financial competence of Peruvian high school students in PISA 2022”. Frontiers in Education, vol. 10, n. 31, 2025.
BÁZAN-RAMIREZ, et al. “Efectos de variables familiares, socioeconímicas y de logro, sobre competência financiera de Estudiantes peruanos em PISA 2018”. Revista Argentina de Ciencias Del Comportamiento. vol. 16, n. 1, 2024.
BOTTAZZI, L.; LUSARDI, A. “Stereotypes in financial literacy: Evidence from PISA”. Journal of Corporate Finance, vol. 71, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
CHAMBERS, R. G.; ASARTA, C. J.; FARLEY-RIPPLE, E. N. “Gender, Parental Characteristics, and Financial Knowledge of High School Students: Evidence From Multicountry Data”. Journal of Financial Counseling and Planning, vol. 30, n. 1, 2019.
COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Editora AMGH, 2016.
CORDERO, J. M.; GIL-LZQUIERDO, M.; PEDRAJA-CHAPARRO, F. “Financial education and Student financial literacy: A cross-country analysis using PISA 2012 data”. The Social Science Journal, vol. 59, n. 1, 2022.
CORDERO, J. M.; MATEOS-ROMERO, L. “Exploring the relationship between students´ experiences with online payment methods and financial competencies using a Bayesian nonparametric approach”. Large-scale Assessments in Education, vol. 13, n. 5, 2025.
CORDERO, J. M.; PEDRAJA, F. “The effect of financial education training on the financial literacy of Spanish students in PISA”. Applied Economics, vol. 51, n. 16, 2019.
DANCEY, C.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2019.
ELLIOT, A. J.; MCGREGOR, H. A. “A 2×2 achievement goal framework”, Journal of Personality and Social Psychology, vol. 80. n. 3, 2001.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2019.
GUDMUNSON, C. G.; DANES, S. M. “Family Financial Socialization: Theory and Critical Review”. Journal of Family and Economic Issues, vol. 32, n. 4, 2011.
HAIR, J. F. J. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.
HELMREICH, R. L. et al. “Achievement Motivation and Scientific Attainment”. Personality and Social Psychology Bulletin, vol. 4, n. 2, 1978.
JERRIM, J.; LOPEZ-AGUDO, L. A.; MARCENARO-GUTIERREZ, O. D. “The link between financial education and financial literacy: A cross-national analysis”. The Journal of Economic Education, vol. 53, n. 4, 2022.
KAISER, T.; MENKHOFF, L. “Does financial education impact financial literacy and financial behavior, and if so, when?”. The World Bank Economic Review, vol. 31, n. 3, 2017.
KAISER, T.; MENKHOFF, L. “Financial education in schools: A meta-analysis of experimental studies”. Economics of Education Review, vol. 78, 2020.
КОЛАЧЕВ, Н. И. et al. “Факторы финансовой грамотности российских школьников на примере результатов исследования PISA-2018”. Вопросы Образования, vol. 4, n. 21, 2021.
LÓPEZ-MUÑHOZ, J. F. et al. “Entrepreneurial education and opportunity entrepreneurship: the mediation of self-efficacy belief”. Economic Research-Ekonomska Istrazivanja, vol. 36, n. 3, 2023.
LUSARDI, A. “Financial Literacy Skills for the 21st Century: Evidence from PISA”. The Journal of Consumer Affairs, vol. 49, n. 3, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2022
MORENO-HERRERO, D.; SALAS-VELASCO, M.; SÁNCHEZ-CAMPILLO, J. “Factors that influence the level of fnancial literacy among young people: The role of parental engagement and students’ experiences with money matters”. Children and Youth Services Review, vol. 95, 2018.
MORENO-HERRERO, D.; SALAS-VELASCO, M.; SÁNCHEZ-CAMPILLO, J. “Teaching financial education in schools and students' financial literacy: A cross-country analysis with PISA data”. International Journal of Finance and Economics [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/05/2025
OCDE - Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2018 Database. Paris: OCDE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OCDE - Organisation for Economic Co-operation and Development. Recommendation of the Council on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Paris: OCDE, 2005. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2018 Results: Are Students Smart about Money? Paris: OECD, 2020a. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2018 technical report. Paris: OCDE, 2020b. Disponível em: . Acesso em: 06/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2022 assessment and analytical framework. Paris: OCDE, 2023. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. Financial Education for Youth: The Role of Schools. Paris: OCDE, 2014. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. Measuring Student Knowledge and Skills: The PISA 2000 Assessment of Reading, Mathematical and Scientific Literacy. Paris: OECD, 2000. Disponível em: . Acesso em: 06/02/2025.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2018 Assessment and Analytical Framework. Paris: OECD, 2019. Disponível em: . Acesso em: 03/02/2025.
OLIVEIRA, G. C.; DEMITO, A. R.; SILVA, A. C. M. “Saúde financeira e alfabetização financeira: estudo de caso de uma mineradora da região norte do Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.
OPPONG. C. et al. “Financial literacy, investment and personal financial management nexus: emprirical evidence on private sector employees”. Cogent Business and Management, vol. 10, n. 2, 2023.
PULK, K.; RIITSALU, L. “Youth in individualistic countries have higher financial literacy: Evidence from PISA”. The Journal of Consumer Affairs, vol. 58, n. 2, 2024.
REISDORFER, R. C. S. et al. “Analysis Of Factors Influencing The Financial Education Of Brazilian School Students”. IOSR Journal of Business and Management, vol. 26, n. 2, 2024.
RIITSALU, L.; PÕDER, K. “A glimpse of the complexity of factors that influence financial literacy”. International Journal of Consumer Studies, vol. 40, n. 6, 2016.
SALAS-VELASCO, M.; MORENO-HERRERO, D.; SÁNCHEZ-CAMPILLO, J. “Teaching financial education in schools and students’ financial literacy: A cross-country analysis with PISA data”. International Journal of Finance and Economics, vol. 26, n. 3, 2021.
SILINSKAS, G.; AHONEN, A. K.; WILSKA, T. A. “Financial literacy among Finnish adolescents in PISA 2018: the role of financial learning and dispositional factors”. Large-Scale Assessments in Education, vol. 9, n. 24, 2021.
SILINSKAS, G.; AHONEN, A. K.; WILSKA, T. A. “School and family environments promote adolescents' financial confidence: Indirect paths to financial literacy skills in Finnish PISA 2018”. Journal of Consumer Affairs, vol. 57, n. 1, 2023.
SOARES, A. et al. “Atual cenário brasileiro do consumo e hábitos alimentares e estado nutricional de crianças escolares: um estudo epidemiológico”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 19, n. 55, 2024.
TANG, N. “Like Father Like Son: How Does Parents’ Financial Behavior Affect Their Children’s Financial Behavior?”. The Journal of Consumer Affairs, vol. 51, n. 2, 2017.
WANG, X. et al. “Relationship Between Opportunity to Learn, Mathematics Self-Efficacy, and Math Performance: Evidence from PISA 2012 in 63 Countries and Economies”. International Journal of Science and Mathematics Education, vol. 22, n.8, 2024.
WARM, T. “Weighted likelihood estimation of ability in item response theory”. Psychometria, vol. 54, n. 3, 1989.
WU, X.; ZHANG, Y. “Effects of individual attributes, family background, and school context on students’ global competence: Insights from the OECD PISA 2018”. International Journal of Educational Development, vol. 106, 2024.
ZHU, A. Y. F. “School financial education and parental financial socialization: Findings from a sample of Hong Kong adolescents”. Children and Youth Services Review, vol. 107, 2019.